quarta, 26 de fevereiro de 2020
Início » Região » Incêndio destrói grande área de expansão urbana em Bocaina

Incêndio destrói grande área de expansão urbana em Bocaina

Gravatar
24/07/2010 às 15h23

Galeria de Fotos

J.H.T. - Fotos: Antonio L. Teixeira

Um incêndio de grandes proporções e de origem até o momento desconhecida, atingiu na noite de sexta-feira a área da antiga Fazenda Santana, em Bocaina, ao lado da avenida de acesso ao Cemitério Municipal. As labaredas atingiram vários metros de altura e uma grande área de vegetação de pasto e arbustos foi queimada, ameaçando construções e empresas próximas.
O fogo não pôde ser contido com rapidez por falta de meios. Primeiramente foi acionada a Usina Santa Cândida, que não pôde atender porque os seus caminhões pipas estavam empenhados em fogo em canavial. Quanto tem disponibilidade, a usina sempre atende em todas as ocorrências desse tipo.
Depois, a Polícia Militar acionou o Corpo de Bombeiros de Jaú, que não teve possibilidade de se deslocar até Bocaina porque estava atendendo outras ocorrências.
O caminhão pipa da Prefeitura não podia fazer muito além de tentar evitar uma propagação maior do incêndio resfriando as áreas próximas de um curtume de uma indústria química, bem como a área vizinha a um conjunto habitacional em construção.
O caminhão da Prefeitura não tem bomba e nem mangueira longa para atacar essas situações.
O fogo foi consumindo o mato e avançou pela madrugada. Na manhã deste sábado (24) ainda existiam focos de incêndio que ameaçavam os postes de madeira ao lado da estrada da Fazenda Beira Alta. Um caminhão pipa da usina foi acionado e, então, as chamas foram completamente debeladas. Ao final, vários alqueires de vegetação foram queimados.
Situações como esta colocam em evidência o fato de a Prefeitura de Bocaina não ter meios próprios para o atendimento. Fica sempre na dependência de os caminhões pipas da Usina Santa Cândida ou, então, de os Bombeiros de Jaú se deslocarem até a cidade. E quando nenhum dos dois pode atender, como aconteceu desta vez? E se o incêndio fosse no meio da cidade, com vidas em risco?
A sugestão é que a Prefeitura treine uma brigada de incêndio, dote um caminhão pipa com bomba e mangueira de longo alcance, para poder fazer face a essas situações.
 

Mais sobre: incêndio, Bocaina

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados