domingo, 29 de março de 2020
Início » Região » Sindicalista cobra fiscalização ao setor coureiro em Bocaina

Sindicalista cobra fiscalização ao setor coureiro em Bocaina

Gravatar
20/07/2010 às 14h39
J.H. Teixeira

Irregularidades que estariam ocorrendo em curtumes e empresas ligadas ao setor coureiro em Bocaina, levaram o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos e Curtimento de Couros a acionar o Ministério do Trabalho pedindo a fiscalização nas empresas. No entanto, o presidente do sindicato, Gisberto Marcos Antunes, lamenta que a fiscalização ainda não aconteceu embora existam pedidos feitos ainda no ano passado e o último deles em março deste ano.
O sindicalista está cobrando mais agilidade do Ministério do Trabalho para apurar as denúncias. Segundo ele, as empresas estariam descumprindo as normas trabalhistas. As principais irregularidades seriam a falta de registro em carteira, o não pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e do adicional de insalubridade, além do descumprimento do indice de reajuste salarial estabelecido em convenção da categoria.
No último contato que fez com o Ministério do Trabalho o presidente do sindicato disse que o setor de fiscalização garantiu que viria a Bocaina até o dia 15 de julho último, mas isso não aconteceu. Gisberto Antunes diz que há caso até de funcionário que sofreu acidente de trabalho e nem assim a fiscalização agiu. "No ano passado uma funcionário chegou a perder os dedos numa prensa. No dia do acidente acionamos o Ministério do Trabalho em Bauru e estou esperando até hoje a vinda deles", disse.
José Eduardo Rubo, gerente regional do Trabalho e Emprego em Bauru, nega a ausência dos fiscais em Bocaina. "Temos dificuldades na fiscalização de toda a regional, que é muito grande, mas essas empresas em Bocaina já sofreram, em outras ocasiões, a ação fiscalizadora. Pode ser que esses casos agora citados não tenham ainda sido atendidos porque existem vários processos. Na medida dopossível estamos atendendo", falou.
 

Mais sobre: trabalho, couro, fiscalização

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados