terça, 31 de março de 2020
Início » Política » Câmara mantém 17 vereadores a partir de 2013

Câmara mantém 17 vereadores a partir de 2013

Gravatar
05/04/2012 às 08h08
J.H. Teixeira

 

A Câmara de Jaú terá 17 vereadores eleitos em outubro deste ano e que vão assumir o mandato em 1º de janeiro de 2013. Na sessão extraordinária desta quinta-feira, por 6 a 5, foi derrotado o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, do vereador José Carlos Zanatto (PTB) e mais quatro co-autores, que pretendia fixar em 13 o número de cadeiras para a próxima legislatura. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica eram necessários oito votos (dois terços) para a sua aprovação. Só os cinco que dividiram a autoria votaram favoráveis.
 
Os votos favoráveis a reduzir de 17 para 13 vereadores foram dados por Zanatto, Fernando Frederico de Almeida Junior (PMDB), José Aparecido Segura Ruiz (PTB), Paulo Gambarini (PSDB) e Tito Coló Neto (PSDB).
 
Votaram contrários e para manter 17 vereadores, o que foi aprovado por unamidade pelos mesmos vereadores em 2009: Carlos Alberto Lampião Bigliassi Magon (PV), Paulo de Tarso Nuñes Chiode (PV), AdemarPereira da Silva (PSD), Atilio Durval Gasparotto (DEM), Ronaldo Formigão (DEM) e Carlos Alexandre Ramos (PPL).
 
Os que queriam reduzir para 13 cadeiras argumentaram a economia para o Legislativo que, segundo o vereador Segura, “será de R$ 4 milhões no mandato de quatro anos”.  Favorável a 13 cadeiras, Fernando Frederico disse que votaria dessa forma porque decisão do Tribunal Superior Eleitoral, de maio do ano passado, estabelece que compete à Câmara, através da Lei Orgânica definir o número de vereadores e que isso pode ser feito até o final do período das convenções partidárias, que seráem 30 de junho.
 
O vereador Carlos Ramos (Kakai) cobrou coerência dos colegas. Disse que não tem a intenção de se candidatar novamente a vereador, mas que as pessoas tem que ter postura, clareza e responsabilidade. “Estamos discutindo de novo algo que todos votaram favoráveis em 2009. Por que aumentaram para 17 e agora querem reduzir. Você não sabiam o que estavam votando?”  Kakai citou que alguns “querem fazer jogo eleitoreiro, jogar para a torcida às vésperas das eleições. Eu não tenho medo do que voto aqui”.
 
Ademar Pereira da Silva disse que é preciso “dar voz ao povo” e que isso seria feito com mais representantes na Câmara. Paulo de Tarso foi na mesma linha. “Mais gente dificulta a manipulação pelo poder econômico nas votações. Já tivemos 17 vereadores e funcionou bem”, disse.
 
Tito Coló disse que já pensava em 13 cadeiras antes de acompanhar o consenso e aprovar 17 em 2009. O vereador considera que quantidade não é sinônimo de qualidade. “Podemos muito bem ter 13 vereadores mas que estejam na Câmara todo dia, bem como os seus assessores. Quantidade nem sempre condiz com representatividade e nem reflete qualidade”, observou.
 
Um dos autores do projeto para a redução para 13 cadeiras, Zanatto considera que o plenário da Câmara não oferece condições para ter 17 vereadores. Para ele, “13 são mais do que suficientes “ e compara com a Judiciário: “O Fórum tem sete juízes que trabalham todos os dias e dão conta de tudo”.
 
Em  2009, a mesma Câmara aprovou emenda à Lei Orgânica fixando em 17 as cadeiras para 2013. Agora seria feita a emenda da emenda, mas ela não passou.

 

Um comentário(Deixe o seu)

  • JEFFERSON RODRIGO VIEIRA

    Eu como morador do Distrito de Potunduva agradeço os vereadores que votaram contra essa emenda ... Com 13 vereadores dificilmente o Distrito de Potunduva teria condições de eleger um Vereador . Agora mantendo o que a primeira Lei determina acredito que varios bairros Jauenses serão representados . O Futuro prefeito tera mais dificuldade para manipular os fiscais do povo ( vereadores ) . Se o nobre Edil fez esse projeto para economizar , é so mandar ele votar a favor do projeto do Fernando Frederico que quer equiparar o salario dos vereadores aos dos professores . Ai sim seria o Justo , 17 vereadores , varios bairros tendo representante na camara e por cima a camara iria economizar muito mais que 4 milhoes nos 4 anos ... esperar para ver ...

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados