terça, 31 de março de 2020
Início » Política » Contas rejeitadas pelo TRE podem deixar Paulo de Tarso inelegível

Contas rejeitadas pelo TRE podem deixar Paulo de Tarso inelegível

Gravatar
13/03/2012 às 22h07
J.H. Teixeira

 

As contas da campanha do vereador Paulo de Tarso Nuñes Chiode (PV) da candidatura a deputado em 2010 foram rejeitadas nesta terça-feira (13) pelo Tribunal Regional Eleitoral. Com isso, conforme decisão dada em 1º de março passado pelo Tribunal Superior Eleitoral, ele está inelegível e, prevalecendo essa decisão, não poderá concorrer à reeleição ao Legislativo nas eleições de outubro deste ano.
 
Por quatro votos a três, os ministros do TSE definiram em 1º de março  que todos aqueles que não tiveram a prestação de contas aprovada ficarão inelegíveis. Até então, o TSE exigia somente que os políticos divulgassem o volume de gastos e doações, sem a necessidade de aprovação dos dados.
De acordo com o novo entendimento, no momento do registro da candidatura, todos os cidadãos que tiveram as contas rejeitadas nas eleições passadas terão o pedido indeferido.
 
A matéria é controversa, daí a possibilidade de recurso. Há entendimento de que a decisão do TSE seria inconstitucional porque o órgão estaria legislando, o que não é sua competência. Há os que defendem que prevalece a lei 12.034, de 2009, que estabelece que o candidato só será inelegível se não apresentar as contas, mas não se elas tiverem alguma incorreção.
 
A notícia da rejeição das contas de Paulo de Tarso causou alvoroço nos meios do PV em Jaú. Vereador mais votado nas eleições de 2008, com 2.147 votos,  e presidente da Câmara no primeiro biênio (2009-2010), Tarso é considerado um grande puxador de votos para o partido. Dizem até que o fato de terem sido desviados R$ 163 mil da Câmara na sua gestão na presidência não afetaria a sua reeleição. Diante disso, caso ele não possa mesmo ser candidato, tem gente no PV falando até em desistir da própria candidatura.
 

 

9 Comentários(Deixe o seu)

  • marcos

    a justica tarda, mas nao falha!

  • Ricardo

    Sim , que a justiça seja feita , mas se pesquisar verá que este vereador faz muito e foi fundamental sua participaçao em todo o processo de melhoria da Santa Casa de Jau , Samu , mas infelismente nao sao citadas estas melhorias.

  • João Roberto de Castro

    O vereador e Dr. Paulo de Tarso, é inteligente, bom profissional na área de medicina, mas infelizmente poderia desenvolver mais projetos como vereador, mas projetos para favorecer a população que lhe confiou mais de 2000 votos, e não ficar defendendo o atual prefeito, quem votou foi a população e não o prefeito. E em relação ao sumiço dos 163.000,00, infelizmente ele deveria estar atento e verificar se realmente esse dinheiro estava sendo depositado na conta bancária da prefeitura. Que a justiça seja feita....seja feita mesmo...

  • BETO CASSOLO

    Lamento que o Dr. Paulo de Tarso esteja passando por esse momento difícil. Alias, concordo que seja feita justiça, até para que o mesmo possa provar sua inocência e acima de tudo seu carater, pouco raro em políticos hoje em dia. Pessoa da mais respeitada índole, correto em suas atitudes e fiel aos seus princípios.

  • Ricardo

    é infelizmente temos que conviver com pessoas que nao tem uma ética proficional ,só parque nao falei mal deste vereador meu comentario nao saiu,que vergonha heim,,,

  • Gustavo

    Respeito o Dr. Paulo de Tarso. Acho de uma inteligência sem fim!!! Seus discursos são fantásticos!! gosto muito mesmo!!! Acho que foi mais uma vítima da política!!!! Votaria novamente p vc!!! abraços e todo nosso apoio!

  • Odair José

    Gente, gente...!!!! Cuidado com os burros motivados;;;

  • Gustavo

    Dr. Paulo gostei de seu discurso na Câmara dia 19/03. Acredito que todos que assistiram gostaram!!!! entre com ação mesmo contra as pessoas que falam bobagens!

  • luiz

    DR OSVALDO, DR PAULO DE TARSO, A CORRUPÇAO ANDA SOLTA!

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados