terça, 31 de março de 2020
Início » Política » Prefeitura entrega escrituras de casas do Clarear Caminhos

Prefeitura entrega escrituras de casas do Clarear Caminhos

Gravatar
25/01/2012 às 08h05
J.H. Teixeira
Prefeito e secretário com moradores das casas

Prefeito e secretário com moradores das casas

O prefeito Osvaldo Franceschi Júnior (PV) entregou na tarde desta terça-feira (24) as 11 primeiras escrituras, de um total de 85, referentes às casas construídas em regime de mutirão nos jardins Padre Augusto Sani e Cila de Lúcio Bauab, por meio do Projeto Clarear Caminhos. As demais escrituras também devem ser entregues nos próximos dias. Estava presente também ao ato o secretário de Habitação, Cristiano Madela Tavares.

As casas, 42 no Sani e 43 no Cila Bauab, foram erguidas entre 2006 e 2008, quando Alzira de Fátima Voltolin era a secretária de Habitação. Faltava, porém,  a Prefeitura regularizar os imóveis, o que aconteceu a partir de 2009.
O projeto teve a doação dos terrenos pela Prefeitura. A Caixa Econômica Federal investiu, a fundo perdido, R$ 900 mil no financiamento do material de construção. Os tijolos foram confeccionados na fábrica de tijolos artesanais mantida no  Jardim Padre Augusto Sani pelo FUSS e foram os próprios moradores quem construíram suas casas.

Com as casas prontas, as 85 famílias beneficiadas não tiveram de pagar nenhum financiamento. Em cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 10,4 mil. Cada uma tinha 42,27 metros quadrados, sendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Depois da regularização dos imóveis no cartório, o prefeito Franceschi pretende entregar em torno de 10 escrituras por semana, sempre às terças-feiras.

A solenidade no salão nobre da Prefeitura reuniu os 11 beneficiários que foram os primeiros a receber as escrituras e também o secretário de Habitação, Cristiano Madela Tavares.O prefeito Franceschi falou, destacando a importância de as famílias terem o documento de posse das suas casas. “Hoje realmente vocês são donos das casas, depois de quatro anos”, disse.

A moradora Letícia de Fátima Pinto mora numa das casas do Clarear Caminhos no Jardim Padre Augusto Sani. “A gente fez uma coisa bem feita. Acompanhamos tudo, desde o estaqueamento, alicerce, até o final da casa. Conseguimos realizar o sonho”, diz. Leticia mora com o marido e duas crianças e conta que já fez melhorias no imóvel:  “Fizemos o muro, agora a gente está fazendo o contrapiso do quintal, colocamos piso e azulejo nos cômodos. Está muito bom”, completa. Ela só paga o IPTU do imóvel mas água e energia elétrica que consome.

O prefeito Franceschi não reativou a fábrica de tijolos artesanais e nem a construção das casas pelo Clarear Caminhos. “Como programa semelhante nós temos agora o Mulheres em Construção. Na área habitacional temos lutado para trazer mais moradias para as familiares de baixa renda, principalmente através do programa federal Minha Casa, Minha Vida”, disse.

O Mulheres em Construção, onde as mulheres aprendem a trabalhar na construção civil e fazem as suas próprias casas, entregou até agora cinco moradias e tem mais 10 em construção.


 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados