sexta, 28 de fevereiro de 2020
Início » Política » No primeiro dia, 2350 retiram senhas no agendamento

No primeiro dia, 2350 retiram senhas no agendamento

Gravatar
18/10/2011 às 08h12
J.H. Teixeira
A fila chegou a mais de 200 metros pela manhã

A fila chegou a mais de 200 metros pela manhã

No primeiro dia do agendamento para as inscrições às 158 casas do Jardim Orlando Ometto II, 2.350 pessoas compareceram ontem à piscina municipal, local designado para o atendimento. O trabalho continua hoje e amanhã, das 9h às 16h e, a partir de quinta-feira (20) começam as inscrições de acordo com as senhas distribuídas nos três dias de agendamento. A confirmação da inscrição vai se estender até o dia 28.

Por isso, não havia necessidade de ninguém passar a noite na fila, mas teve quem virou a madrugada ali, em frente da piscina municipal, com chuva e tudo. Uma delas foi Keila Aparecida Marchiori Ferreira, casada há dois anos e que mora em dois cômodos junto à casa dos seus pais. Ela era a primeira da fila na manhã desta segunda-feira. A fila se estendeu por toda a praça do Centenário, passou pela ponte sobre o rio Jaú e foi parar em frente ao Fórum, na avenida Rodolpho Magnani.

Keila Marchiori Ferreira chegou ao portão da piscina municipal às 23h30 do domingo. “Meu sonho é ter a minha casa. Já fiz três ou quatro inscrições e nunca consegui, disse. Como ela, teve gente que chegou à fila antes da meia-noite e outros que estavam ali desde a 1h da madrugada. Se Keila Ferreira mora em dois cômodos junto com os pais e não paga aluguel, tem os que pagam R$ 500,00 e até R$ 700,00 mensais pela locação de suas casas.

Por volta das 10h15 já não havia mais fila. Como o atendimento é rápido e conta com grande número de funcionários da Secretaria de Habitação e da CDHU, até esse horário já haviam recebido as senhas 975 pessoas.

“Não há necessidade de ninguém dormir na fila e nós já havíamos informado isso em entrevistas à imprensa. O cadastramento é rápido. A pessoa recebe uma ficha e a relação dos documentos que precisa apresentar para a inscrição. Depois, quando começarem as inscrições, estão sendo agendados 250 atendimentos por dia. Se for necessário, será estendido o número de dias para as inscrições, que inicialmente será nos dias 20 e 21 e de 24 a 28 deste mês”, disse José Francisco Leonelli, secretário municipal de Habitação.

Os interessados que cumprirem as exigências da CDHU para a inscrição às casas participarão depois de um sorteio público para definir quem fica com as 158 unidades disponíveis. “É lei estadual. A CDHU só entrega as casas assim, através de sorteio público”, explica Leonelli.

Das 158 moradias disponíveis no Orlando Ometto II, 7% delas serão destinadas a famílias com membros portadores de deficiências graves e/ou irreversíveis; 5% serão destinadas a idosos: e outros 4% destinadas a policiais civis ou militares. As demais 133 casas serão sorteadas entre os demais inscritos. Uma das condições para a habilitação do interessado é que ele comprove residência por três anos em Jaú.

São 80 casas com dois dormitórios ou 45,23 m² de área construída e outras 78 unidades com três dormitórios e 53,61² de construção. O valor das prestações vai depender da renda do mutuário. “A CDHU estabelece que a prestação será de 15% a 20% da renda do mutuário”, completa Leonelli.
 

2 Comentários(Deixe o seu)

  • Henrique Sajovic De Conti

    O pior é o comportamento de alguns vereadores que rejeitaram a novo projeto de zoneamento, restringindo, ainda mais, o numeros de moradias a população.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados