segunda, 17 de fevereiro de 2020
Início » Política » Segura quer ser submetido à Comissão de Ética da Câmara

Segura quer ser submetido à Comissão de Ética da Câmara

Gravatar
19/08/2011 às 11h18
J.H.Teixeira
Vereador José Aparecido Segura Ruiz

Vereador José Aparecido Segura Ruiz

O ex-presidente da Câmara, vereador Paulo de Tarso Nuñes Chiode (PV) disse que a sua intenção, ao apresentar requerimento pedindo informações sobre o convênio entre Prefeitura e Santa Casa para a realização das cirurgias eletivas, não é colocar o seu colega médico e vereador José Aparecido Segura Ruiz (PTB) no banco dos réus da Comissão de Ética da Câmara. “A intenção é apurar se tudo está sendo feito a contento nesse convênio. A partir das respostas que vierem ao requerimento poderemos averiguar outros fatos”, disse.

Segura, por sua vez, diz que não teme ser submetido à Comissão de Ética e que na sessão da próxima segunda-feira (19) vai pedir que os colegas façam isso, “que me submetam mesmo à comissão”.

O convênio entre a Prefeitura e Santa Casa para a realização de cirurgias eletivas foi proposta do vereador Segura apresentada na Câmara. Por ele, o município repassaria, na primeira fase, R$ 355 mil ao hospital exclusivamente para esse tipo de cirurgia, ou seja, aquela que não tem urgência.

Conforme informação do departamento de comunicação da Santa Casa, a primeira cirurgia eletiva por esse convênio foi realizada em 8 de julho de 2010. Até o dia 11 de agosto último foram feitos 612 desses procedimentos, por 22 médicos, de várias especialidades.

O médico Segura Ruiz diz que só ele fez mais de 100 cirurgias eletivas desde a vigência do convênio. Embora Paulo de Tarso negue essa intenção, o vereador Segura entende que o colega quer levá-lo à Comissão de Ética porque como parlamentar não poderia receber pelas cirurgias já que os recursos são repassados pelo município.

“Não tenho receio algum. Vou fazer questão de ir para a Comissão de Ética. Levarei lá pessoas que foram operadas para dar depoimentos sobre quem encaminhou os doentes, porque tenho bilhetes de várias pessoas encaminhando”, disse Segura. “Eu fiz mais de 100 cirurgias e me sinto extremamente satisfeito de ter levado o bem para esses pessoas que estavam na fila sofrendo”, completou o petebista. Segura lamenta que o SUS (Sistema Único de Saúde) não faça banque esses procedimentos.

Eletivas x PS

Ainda, conforme Segura, o convênio não é firmado com ele profissional médico e nem com o vereador, mas com o hospital. “Sou médico do corpo clínico da Santa Casa há mais de 30 anos. Sempre fiz as cirurgias eletivas e vou continuar fazendo. O dinheiro que paga as cirurgias eletivas vêm do mesmo caixa daquele que paga os plantonistas e a retaguarda do Pronto-Socorro da Santa Casa. Por esse pensamento, o meu colega vereador e médico também não poderia fazer plantões no pronto-socorro”, observou Segura.

Paulo de Tarso Chiode enxerga situações distintas entre verba carimbada e exclusiva para cirurgias eletivas e verba diretamente para a estrutura hospitalar da Santa Casa. “Faço plantões no pronto-socorro há muitos anos. Uma coisa é a Prefeitura repassar dinheiro para a parte administrativa, que cobre os plantões, a retaguarda, toda uma estrutura que tem entre 75 a 80 funcionários, mais os médicos de porta e os de retaguarda. E esse dinheiro ainda não cobre todo o curso, que fica em torno de R$ 750 mil mensais. Outra coisa é o repasse específico para um programa de cirurgias eletivas”, pondera Chiode, acrescentando que não fez nenhuma cirurgia eletiva desde a vigência do convênio.

Chiode diz ainda que existem suspeitas que “estariam emergenciando cirurgias eletivas”, o que estaria contrariando o objetivo do convênio. “O que quero com esse requerimento, com essa movimentação em torno do assunto, é que no final seja divulgada na internet a lista de espera para as cirurgias eletivas”, completou.

“Eu faço as cirurgias eletivas e distribuo esse dinheiro para entidades de utilidade público, dou para pessoas comprarem cestas básicas, para quem eu quero. Fiz, faço e continuarei fazendo essas cirurgias”, sustenta Segura.
 

Um comentário(Deixe o seu)

  • João Roberto de Castro

    Quero parabenizar o Sr. Dr. Vereador José Segura Ruiz, pela atitude de fazer as cirurgias eletivas, pois pessoas ficam anos aguardando uma cirurgia pelo SUS, as vezes até morrem aguardando, mesmo sabendo que recolhemos imposto para essa finalidade. Agora vem um vereador e quer atrapalhar o que está sendo feito e bem feito atraves da cirurgia eletiva. O que deveria ser feito e investigar por a Santa Casa de Jaú cobra tão caro uma cirurgia, particular......e ainda, existe leitos construido com dinheiro publico que esta sendo usado para acomodar pacientes particular....isso deveria ser investigado.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados