sábado, 22 de fevereiro de 2020
Início » Política » Início do túnel talvez em 2012. Agora é só projeto.

Início do túnel talvez em 2012. Agora é só projeto.

Gravatar
31/03/2011 às 22h40
J.H.Teixeira

Parece que foi mesmo um 1º de abril. Não foi assinado nesta sexta-feira termo nenhum para início das obras do túnel ligando o bairro de Santo Antonio ao Jardim Maria Luiza IV. O que aconteceu na Prefeitura, com a presença do superintendente estadual do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do Ministério dos Transportes, Ricardo Madalena, e do deputado federal Milton Monti (PR) foi a assinatura do contrato com a empresa que venceu a licitação em 2009 para elaborar o projeto técnico do túnel, pelo valor de R$ 597,6 mil. Essa empresa, a Vega Engenharia e Consultoria Ltda., de Curitiba, terá prazo de seis meses para elaborar o projeto.

Leia o que diz o e-mail enviado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura sobre o ato desta sexta-feira:
"O prefeito de Jaú, Dr. Osvaldo Franceschi Júnior receberá hoje às 11h30 no Salão Nobre da Prefeitura, a visita do superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), Ricardo Madalena e do deputado federal Milton Monti para assinatura do termo de início de obra do túnel de ligação dos bairros Santo Antonio e Maria Luiza IV."

O próprio superintendente do DNIT em São Paulo, Madalena, deixou claro que após a conclusão do projeto técnico pela Vega é que o DNIT saberá quanto vai custar a obra, em quanto tempo ela poderá ser feita e, ai sim, poderá abrir a licitação para a sua execução. Madalena acredita que essa etapa só irá acontecer no ano que vem. "A Vega tem prazo até outubro deste ano para entregar o projeto. Depois esse projeto será analisado para a abertura da licitação, o que deve acontecer em 2012. O túnel deverá ter um custo em torno de R$ 5 milhões e aí o prefeito terá que correr atrás dos recursos enm Brasília", explicou.

Não é que o prefeito terá que obter o dinheiro propriamente, mas terá que atuar no sentido de convencer o Ministério dos Transportes a autorizar a obra e a liberar os mais de R$ 5 milhões para ela. Isso terá que ser feito com andança em gabinetes e agora sem um deputado local e possivelmente contando com apoio do deputado Monti.

A obra foi reivindicada em 2008 pelo deputado federal José Paulo Toffano, do PV. Técnicos do DNIT vieram a Jaú, fizeram levantamentos e depois foi autorizada a licitação para o projeto técnico. Em 24 de dezembro de 2009, o jornal "Comércio do Jahu" noticiava que a empresa Vega, de Curitiba, vencera a licitação para o projeto, por R$ 597,6 mil. Um ano e quatro meses depois, agora em 1º de abril de 2011, Madalena anunciou que foi assinado, em Jaú, no gabinete do prefeito Osvaldo Franceschi Junior, o contrato para a Vega iniciar a elaboração do projeto técnico, ainda pelo mesmo valor de 2009.


Ponto de vista do editor: A construção de um túnel sob a ferrovia ligando o bairro de Santo Antonio ao Jardim Maria Luiza IV, que vai custar perto de R$ 6 milhões, incluindo o projeto técnico, é de necessidade e/ou prioridade questionáveis. Ele vai ligar o meio de um bairro (no caso o Santo Antonio), onde existem 500 metros de avenida com córrego canalizado, com um populoso bairro como é o Maria Luiza IV. De que vale ao morador do Maria Luiza IV ir para o bairro pelo túnel se terá que atravessar o Santo Antonio, de terreno acidentado e ruas não preferenciais, aliás dar uma volta maior, quando pode ir pela avenida Zezinho Magalhães e Jardim Maria Luiza, num trajeto mais simples e mais rápido? O mesmo vale para ele sair do bairro com destino ao centro da cidade. Seria válido se servisse para ligar duas regiões distantes de intenso tráfego e diminuisse o trajeto e o tempo gasto pelo motorista. Não é o caso. A opção do túnel só seria válida, ainda assim com ressalvas, porque a avenida Francisco Canhos, no Santo Antonio, é muito curta, se houvesse um projeto viário maior, com uma avenida passando pelo Maria Luiza IV e ligando com as rodovias Jaú-Barra Bonita e Jaú-Mineiros do Tietê. Fora disso, vai ligar o nada a lugar algum. E vai ser investida uma grana preta nisso.

 

2 Comentários(Deixe o seu)

  • Andre Martins

    Eu só acreditarei quando ver as maquinas trabalhando pois não da pra confiar neste governo atual de Jaú pois neste mandato a mentira imperou o tempo todo.
    Esta obra se ela realmente for verdadeira sera otima pra cidade,ai pelo menos poderemos dizer algo de bom que aconteceu nesta gestão, mas sinceramente prefiro esperar pois não consigo confiar nem um pouco no que falam estes politicos.

  • frank

    falou tudo Teixeira.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados