sábado, 22 de fevereiro de 2020
Início » Política » Câmara de Jaú terá 17 vereadores em 2013

Câmara de Jaú terá 17 vereadores em 2013

Gravatar
15/02/2011 às 08h17
J.H. Teixeira

A Câmara de Jaú terá 17 vereadores a partir de 2013, a serem eleitos nas eleições de outubro de 2012. A alteração na Lei Orgânica do Município com a nova constituição do Legislativo foi aprovada na noite desta segunda-feira (14) por unanimidade pelos vereadores e em segunda votação. A primeira votaçãom tinha ocorrido no final do ano passado.

Na discussão do projeto alguns vereadores chegaram a sugerir que se aprovasse um número menor de cadeiras, que poderia ser de 13 ou 15. Após a suspensão da sessão e a discussão do assunto entre as lideranças, acabou prevalecendo a proposta de 17 cadeiras, que foi aprovada.

A alteração adequa a Câmara de Jaú à emenda constitucional 58/2009, promulgada pelo Congresso Nacional em 23 de setembro de 2009, que altera o número de vereadores em todo o país, de acordo com a população do município e reduz repasses para as câmaras municipais.

Jaú tinha 17 vereadores até 2004, quando o Supremo Tribunal Federal fixou que municípios com população entre 95 mil e 142 mil habitantes deveriam ter 11 vereadores. Agora, a emenda constitucional de 2009 estabeleceu que municípios com população entre 100 mil e 250 mil habitantes podem ter até 19 vereadores. A Câmara de Jaú ainda fixou o número em dois a menos do limite legal.

O plenário da Câmara comporta 17 vereadores, até porque o Legislativo já teve esse número e todos se acomodavam ali. O problema é com relação aos gabinetes.Não há espaço para a instalação de outros seis gabinetes no prédio do Paço Municipal onde funciona o Legislativo. Há uma proposta de uma nova sede para o Legislatvo, que ainda nem saiu do papel e nem terreno existe para a sua construção.Mesmo assim e, alegando essa finalidade, o orçamento da Câmara para este ano foi aumentado em quase R$ 3 milhões, sendo fixado em R$ 5.950.000,00.
 

Mais sobre: Câmara de Jaú

6 Comentários(Deixe o seu)

  • Guilherme

    Agora sim a cidade vai pra frente....era disso que precisávamos: mais dois vereadores trabalhando muito pra ajudar a gente! Parabéns aos que aprovaram essa ótima lei! Não falta fazer mais nada pela cidade né?

  • Andre Martins

    Só faltava essa agora, tem é que diminuir o numero de cadeiras, por que tem gente só fazendo numero na camara.
    Onde ja se viu a cidade parada do jeito que esta e esse pessoal pensando em aumentar o numero de cadeiras, deveriam é melhorar a saúde, construir galerias novas pela cidade e principalmente recapear a cidade toda não apenas os bairros mais nobres como estão fazendo la no Francesch.
    Esses politicos de Jaú não tem vergonha na cara.

  • claudio

    Temos 15 e só 2 trabalham...

  • José Getulio Scandiuzi

    Até quando vamos tolerar estes abusos dos nossos políticos? Acompanhando nosso prefeito, esta é uma das piores Câmaras que tivemos, não fiscalizam nada, somente aprovam tudo do executivo para arrumarem empreguinho para suas curriolas ou verbas para onde estão seus eleitores. Obviamente, temos exceções, mas abrir para mais 6 deste nível é uma afronta. Ah, e eles votarão aumento para mais de 6 mil reais no ano que vem. Preparem-se !!!

  • Paulo Cesar Destro

    Na minho opinião onze vereadores talvez seja pouco! Talvez quinze seria bom! Felizmente na atual Câmera não tem nunhum "Tiririca" para depor contra a nossa cidade, já tivemos, hoje não temos mais! Tomara que os dezesete futuros vereadores de Jaú, honrem os seus respctivos votos e trabalhem com seriedade e honestidade!

  • JEFFERSON TOMÉ

    EM MINHA OPINIÃO, TAMBÉM ACHO UM NÚMERO EXCESSIVO DE CADEIRAS, BEM COMO O GRANDE NÚMERO DE CANDIDATOS, PENSO QUE A POLITICA DE NOSSA CIDADE DEVE SER VOLTADA AO NOSSO POVO, NÃO AOS INTERESSES PARTICULARES DESSE OU DAQUELE; TEMOS MUITOS CANDIDATOS QUE TENTARÃO FAZER DA POLITICA UMA PROFISSÃO, ISSO É O QUE DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO, PARA QUE NÃO OCORRA, POPULAÇÃO DE JAÚ, PEÇO QUE PRESTEM MUITA ATENÇÃO NESTES, QUE, QUEREM FAZER DA POLITICA DE NOSSA CIDADE UM MEIO DE GANHAR DINHEIRO. VONTEM COM A RAZÃO, NÃO VOTEM COM O CORAÇÃO; NÃO SE VENDAM; NÃO SE ENGANEM; VOTEM CERTO.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados