quarta, 18 de outubro de 2017
Início » Política » Reunião discute agilizar alvarás para empresas

Reunião discute agilizar alvarás para empresas

O secretário Carlos Alexandre Ramos destaca que o primeiro passo para desburocratizar o processo é adotar um programa de iniciativa do governo estadual, no qual o município já está conveniado, o “Via Rápida”.

Gravatar
26/01/2017 às 10h56

O vereador José Fernando Barbieri (PSB) conduziu na manhã de terça-feira (24/01) uma reunião de trabalho no salão nobre da Câmara com representantes da Associação dos Escritórios e Profissionais da Contabilidade de Jahu e Região (AESC), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon/Regional em Jahu) e da delegacia do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

No encontro, estiveram presentes membros do primeiro escalão da Prefeitura de Jahu: a secretária de Economia e Finanças, Silvia Helena Sorgi, e o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Carlos Alexandre Ramos, além de profissionais da área de contabilidade que atuam no município e na região.

Durante o encontro, foram discutidas ações que possam trazer mais agilidade na emissão de alvarás de funcionamento e de certidões pela internet. O objetivo é facilitar a abertura de novas empresas, bem como melhorar as condições para as pessoas que desejam empreender no município de Jahu.

O secretário Carlos Alexandre Ramos destaca que o primeiro passo para desburocratizar o processo é adotar um programa de iniciativa do governo estadual, no qual o município já está conveniado, o “Via Rápida”. “De cada 100 pedidos de abertura de empresas, nós podemos dizer que 92 casos se resolvem pelo Via Rápida. Algumas cidades conseguem entregar essa documentação toda em cinco dias úteis e a pessoa já começa a trabalhar, já arrecada para o Município, já consegue contratar gente para trabalhar. Hoje, infelizmente, nós temos processos que demoram até seis meses, quer dizer, isso é inviável. Então, como nós já temos o convênio com o Via Rápida e ele é possível, ele é capaz de agilizar, então nós temos que trabalhar com isso”, afirma Ramos.

Segundo a secretária de Finanças, o aperfeiçoamento do programa que concede alvarás no município deve ser uma prioridade da pasta nos próximos dias, assim como a celeridade em processos ligados ao desenvolvimento econômico. “Retornando agora à prefeitura, nós temos ali na nossa equipe algumas fiscais que têm propriedade no assunto e colocaremos como foco tentar aperfeiçoar o Via Rápida”, destaca Silvia.

Os membros das entidades de classe que representam os contadores também saíram satisfeitos com as repostas obtidas na reunião e com o apoio dos poderes Legislativo e Executivo. “A disponibilidade que nós sentimos hoje desses órgãos, com a Silvia, o Carlos Ramos e também com a Câmara Municipal, caso seja necessária alguma adaptação da legislação, mostra que realmente agora nós teremos em poucos dias uma resposta muito positiva”, afirma Antonio Carlos Morelli, presidente da AESC.

A reunião proposta pelos membros das entidades de classe foi intermediada pela Câmara que, segundo o vereador José Fernando Barbieri, mais uma vez mostra o seu papel imprescindível para o diálogo entre a sociedade e o poder público. “Esse é o papel do Legislativo, esse é o papel do vereador, buscar solução para os problemas da sociedade, no caso, dos escritórios de contabilidade que têm como público-alvo empresas e também pessoas físicas”, salienta.

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados