quarta, 01 de abril de 2020
Início » Política » Jaú é pré-selecionada para curso de Medicina

Jaú é pré-selecionada para curso de Medicina

Agora, conforme a portaria 646, publicada ontem, os municípios pré-selecionados receberão visita in loco de uma comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes.

Gravatar
03/12/2013 às 18h28

Jaú está entre os 42 municípios brasileiros pré-selecionados pelo Ministério da Educação para, possivelmente, vir a ter uma Faculdade de Medicina. A portaria assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Jorge  Rodrigo Araújo Messias, que inclui Jaú entre as cidades que podem ter o curso, lançado pelo programa “Mais Médicos”, foi publicada no Diário Oficial deste terça-feira, 3 de dezembro, nas páginas 39 e 40.

“O município fez a sua parte. Nos cadastramos como interessados nesse programa que vai criar mais cursos de Medicina no país; fomos a Brasília, fizemos os contatos com os ministérios e com deputados e levamos conosco representantes dos hospitais e da instituição de ensino que deverá oferecer o curso. Entregamos a documentação toda que era solicitada para o município apresentar. Agora depende de a instituição de ensino cumprir a parte que lhe cabe e atender as exigências para a aprovação do curso”, disse o prefeito Rafael Agostini (PT).

De fato, o prefeito Agostini esteve em Brasília com representantes da Santa Casa de Jaú, do Hospital Amaral Carvalho, do Hospital Thereza Perlatti e da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, que será a mantenedora do curso. Foram acompanhados no Ministério da Educação pelo deputado federal Newton Lima, que voltou animado com a possibilidade de Jaú vir a ser escolhida para ter o curso.

Agora, conforme a portaria 646, publicada ontem, os municípios pré-selecionados receberão visita in loco de uma comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes.

“Nós temos uma boa estrutura da rede básica e novos equipamentos virão em breve, como a UPA e os novos postos de saúde. A Prefeitura tem tudo o que está sendo solicitado e vamos dar o apoio necessário à instituição de ensino  no que for necessário para que ela também cumpra as suas metas”, falou Agostini.

Caso se concretize a vinda da Faculdade de Medicina para Jaú, o prefeito Agostini diz que estará resolvido também um grande gargalo da rede municipal que é a contratação de profissionais médicos para a rede básica. “Os formados pela faculdade terão que atuar os dois primeiros anos na rede básica de saúde. O município terá resolvida essa questão da dificuldade de contratar os profissionais”, completou Agostini.

Além de Jaú, fora pré-selecionados mais 15 municípios no Estado de São Paulo, inclusive a vizinha Bauru. Também estão na lista Araçatuba, Araras, Assis, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

O Governo Federal quer criar mais de 14 mil vagas em cursos de Medicina pelo país.

Mais sobre: Medicina, Mais Médicos

2 Comentários(Deixe o seu)

  • Luiz Carlos Direnzi

    O Prefeito da vizinha Bauru afirma em entrevista que a faculdade sera la. Diz ele que ja esta acertado com todos os envolvidos na area da saude do Governo Federal. Sem contar que toda a Sociedade e entidades Bauruenses esta envolvidos no assunto. Espero que ele queime a lingua. Vamos aguardar.

    E por favor mudem essa chave de acesso aos comentarios que esta terrivel de se entender.

  • adirlei

    Infelizmente é verdade o prefeito de Bauru e toda a imprensa bauruense dá como certo a vinda da faculdade de medicina.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados