domingo, 17 de dezembro de 2017
Início » Política » Jaú entra na disputa por Faculdade de Medicina

Jaú entra na disputa por Faculdade de Medicina

“Eu não gosto de falar sobre expectativas, mas já vem sendo feito um trabalho no sentido de um dos cursos de Medicina que o governo federal quer criar no país seja em Jaú. Nós preenchemos os requisitos necessários para essa conquista”, disse o prefeito Rafael Agostini.

Gravatar
25/10/2013 às 08h12

Uma faculdade de Medicina em Jaú?  É uma possibilidade que não parece tão remota. O prefeito Rafael Agostini (PT) disse que já manteve contatos em Brasília, que nos próximos dias vai retornar à Capital Federal para tratar do assunto e que o deputado federal Newton Lima, do seu partido,  está empenhado para que a conquista aconteça, já que ele tem grande amizade com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

“Eu não gosto de falar sobre expectativas, mas já vem sendo feito um trabalho no sentido de um dos cursos de Medicina que o governo federal quer criar no país seja em Jaú. Nós preenchemos os requisitos necessários para essa conquista”, disse Agostini.

O prefeito falou ontem quando o vereador Fernando Frederico de Almeida Junior (PMDB)  havia levado o assunto à tribuna da Câmara, na sessão antecipada da próxima segunda-feira.  Conforme o vereador, o ministro Mercadante anunciou que o governo quer criar mais 11.442 vagas de graduação em Medicina , bem como mais 12 mil vagas de residência médica em todo o país. Serão habilitados municípios onde existam instituições de ensino superior privadas que queiram oferecer o curso.

“A publicação do edital aconteceu na quarta-feira, dia 23. Acho que Jaú tem condições de preencher os requisitos. É preciso que o município tenha mais de 70 mil habitantes, não tenha curso de Medicina, não seja capital de Estado. Esses requisitos já aprovariam Jaú na primeira fase. Depois, na próxima fase, deveremos ter 250 leitos de SUS (Sistema Único de Saúde) para pleitear curso com 50 vagas, além de hospitais de referência e residência médica. Temos três hospitais. Assim, temos tudo para ter um curso de Medicina aqui. Temos que aproveitar”, disse Frederico.

As inscrições para os municípios candidatos a ter o curso de Medicina começam no próximo dia 29 e vão até 8 de novembro.  Logo após essa data final de inscrições será publicado um edital com um cadastro dos municípios considerados habilitados pelo Ministério da Educação. O resultado final da seleção deve ser publicado em 20 de dezembro.

A proposta do governo federal, de imediato, é encontrar os municípios que tem potencial para que o curso seja autorizado. “O governo federal quer mais cursos, mais médicos, Jaú tem potencial para isso. É aproveitar. Por que não abrir um curso de Medicina aqui”, completou Frederico.

 

 

10 Comentários(Deixe o seu)

  • Luiz Carlos Direnzi

    Escrevam o que digo, esta Faculdade ja tem endereco certo, é Bauru. Infelizmente nao temos ninguem com essa competencia aqui em Jau.

  • Jorge Alves

    Está aí um objetivo que poderia ser encampado pelos movimentos sociais da cidade uma vez que atingiria vários objetivos para melhorar a qualidade do nosso desenvolvimento.

    Uma faculdade de medicina alem de gerar empregos qualificados, trará desenvolvimento imobiliário, expansão no comércio e serviços, melhoria da qualidade dos serviços médico-hospitalares, maior exposição da nossa industria de calçado, etc., etc., tudo melhorando a renda da população (e a receita da prefeitura).

  • Marcio

    Se isso realmente vier a acontecer será um grande passo na história da nossa cidade, tomara que isso se concretize e não acabe em pizza, porque será um grande salto para Jaú rumo ao crescimento.

  • Fabio Herique dos Santos

    Como existe gente derrotada ainda nesta cidade, pq achar que tudo que eh bom vai pra Bauru, se a faculdade tem endereço certo, então eh melhor nem entrar na disputa. , Graças a Deus este tipo de mentalidade atrasada, esta sumindo de nossa cidade. Vamos ser otimistas, vamos acreditar sim, que teremos uma faculdade de medicina, se vai conseguir ou não eh outra historia, mas o importante eh acreditar!!!!!!!!

  • Luiz Carlos Direnzi

    Sr. Fabio Henrique, nao se trata de gente derrotada. Eu acompanho os assuntos de nosso municipio e ate hoje Jau nao levou vantagem em nada, mas recentemente prometeram uma Universidade e temos somente uma extensao de uma universidade que ainda nao esta em funcionamento, prometeram um Hospital (Luci Montoro) e temos somente um Ambulatorio, e agora uma Faculdade de medicina. O que sera que vamos ter?? Alias alem de nao recebermos nada, estamos perdendo o pouco de que temos que se eu ficar citando dara uma pagina.

  • Rafaela Mathias Albertini

    Tomara que de tudo certo e a faculdade de medicina aconteça em Jaú, eu sou uma estudante e estou torcendo, junto com muitos outros estudantes, para que isso aconteça!

  • Fabio Herique dos Santos

    Graças a DEUS os otimistas são a maioria!!!!

  • carlos prado

    E os medicos que atendem no municipio de Jaú, foram consultados sobre o assunto ? Ou é uma questão meramente eleitoreira?

  • Elza

    Tomara que dê certo esta faculdade federal em Jaú. Já penso na minha redistribuição para esta cidade

  • Luiz Carlos Direnzi

    Ouvi dizer que ja tem um pessoal contra a instalacao da Faculdade de Medicina em Jau.
    Como ja disse antes aqui nao podemos duvidar de nada.

  • antonio henrique soragni

    Sr.Fabio Henrique, concordo com sr.Luiz , não é questão de gente derrotada, e sim de gente realista , para essa faculdade deixar de ser sonho e virar realidade, em primeiro lugar a cidade precisaria ter representatividade politica e isso infelizmente nós não temos , visto que o elemento que atualmente governa o nosso município ainda não deixou o palanque eleitoral , portanto não fique com esperança dessa faculdade pois o destino da mesma é Bauru, puro realismo.

  • Fabio Herique dos Santos

    Hoje dia 2-09-2014 a faculdade de medicina já esta sacramentada e vai ser instalada em jau, portanto eu digo a essas pessoas que pensam negativamente, vamos começar a acreditar mais em nossa cidade, apesar dos problemas políticos que temos, vamos acreditar em nossa cidade, pois criticar eh mais fácil neh!

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados