terça, 27 de junho de 2017
Início » Política » Aprovado fim dos rodeios

Aprovado fim dos rodeios

Caso o projeto seja aprovado em definitivo na próxima semana, o que deve acontecer, e depois a lei sancionada em breve pelo prefeito Agostini, a Expojaú deste ano, que acontece em agosto, já não terá rodeio.

Gravatar
04/06/2013 às 08h11
Lucas Flores e Ronaldo Formigão conversam. Ao lado, Tito Coló Neto.

Lucas Flores e Ronaldo Formigão conversam. Ao lado, Tito Coló Neto.

Foi aprovado por 15 votos e uma absteção o projeto do vereador Charles Sartori (PMDB) que proíbe os rodeios em Jaú.  Na sessão de ontem da Câmara aconteceu a primeira votação.O projeto volta para a votação definitiva no próximo dia 10 e depois a lei terá que ser sancionada pelo prefeito Rafael Agostini (PT) para que seja efetivamente proibida a realização de rodeios, touradas, vaquejadas, farras do boi e quaisquer eventos similares que envolvam, direta ou indiretamente, maus tratos e crueldade aos animais.

A abstenção foi do vereador Fernando Henrique da Silva (PT), o único que não assinou como co-autor do projeto, por ter pessoa de sua família ligada a organização de rodeios.

Sartori utilizou um forte argumento para que os colegas e até o público presente ficasse sensibilizado pela necessidade de aprovação do seu projeto. Mostrou imagens na sessão em que se viam animais sendo severamente maltratados em rodeios, inclusive de um cavalo com as vísceras expostas. “Projetos no mesmo sentido foram aprovados em 35 municípios do Estado. É uma nova conduta em relação aos animais”, disse Sartori.

“As imagens falam por si só”, observou o vereador José Aparecido Segura Ruiz (PTB).  “Que outras cidades se unam nesse propósito para que possamos banir isso do Brasil”, falou o líder do PT, vereador Lucas Flores.

Caso o projeto seja aprovado em definitivo na próxima semana, o que deve acontecer, e depois a lei sancionada em breve pelo prefeito Agostini, a Expojaú deste ano, que acontece em agosto, já não terá rodeio.  “Com certeza este ano já não teremos o rodeio na Expo com o projeto passando por todas as etapas e sendo sancionada a lei. A Expojaú poderá ter exposição de animais, provas de hipismo, mas não o rodeio que coloca os animais em situação de risco”, disse Sartori.

O vereador disse não temer em colocar um projeto que considera coerente e que atende, segundo ele, uma boa causa, mesmo enfrentando críticas daqueles que são aficionados  pelos rodeios. “Meu discurso sempre foi o de combater os maus tratos contra os animais. Vamos achar outros meios de entretenimento que não coloquem os animais em situação de sofrimento e de opressão”, observa.

O presidente da Associação Agropecuária da Região de Jaú, que organiza a Expojaú,  João Sergio de Almeida Prado Filho, disse que um projeto como esse deveria ser mais discutido com as partes envolvidas. E ironizou:  “Deveriam votar, então, um projeto extinguindo a Expojaú”.

A tradicional feira, que tem 23 anos, neste ano será mais curta, com apenas cinco dias de duração, de quarta-feira e domingo, de 14 a 18 de agosto. Normalmente o rodeio começava na quinta-feira e se estendia até o domingo.

12 Comentários(Deixe o seu)

  • Andréia Rocha

    Parabéns Vereadores que votaram pela proibição!!!! Que este exemplo se estenda por nossa região e que tais atrocidades e torturas nunca mais voltem a acontecer. Parabéns mesmo! Isso é fazer política, zelar pelos que não tem voz!

  • Juca

    Vamos ver quanto a prefeitura vai dar para Panela,pois quem paga os shows até anos passados
    de quanto será o ingresso?
    vamos ver se a prestação de contas depois

  • joao

    parabens a todas as pessoas HUMANAS envolvidas no combate a essa crueldade...parabens mesmo..e a presidente da associação agropecuária de jau, uma ótima ideia a sua de extinguir a expo...fora alguns comentários q gostaria de postar aqui a sua pessoa mas nao posso, (infelismente)...
    uma ideia, quer arrecadar grana pra expo, por nao monta um ring de UFC???????? isso sim daria uma boa grana e ainda mais, seria um esporte justo....e não uma covardia.....

  • Rafael

    Certamente nosso prefeito e vereadores viajam final do ano, feriado prolongado,ferias de julho com suas famílias a laser e diversão ,Obrigado por diminuir o tempo de lazer que eu tinha com minha família na Expojau independente de rodeio ou não.Só lembrando em nossa cidade a muito buraco ,falta água , remédio ,não temos medico ,falta vagas nas creches, temos ainda as enchentes ,pra terminar aumento na conta de água e assim vai parabéns vereadores os boi agradece.

  • paulo

    parabens ao prefeito e vereadores q votaram contra a realização de rodeios...
    considerar rodeio uma forma de lazer? seria o mesmo q ficar vendo alguem surrar um cachorro na rua q achar aquilo uma forma de distrair a cabeça? agora só faltar uma lei proibindo de gente ignorante de votar...

  • apoiado sem comentários!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Betão

    PARABÉNS CÂMARA!! Aos covardes, querem diversão? Vão cuidar dos animais mal tratados! Um ano de hospital vetetrinário de graça para vocês!

  • Luciana

    Lazer,diversão e cultura não são sinônimos de exploração e covardia.Parabéns a todos que apoiam o fim dessa crueldade.

  • AFR31

    Jaú não merece nada, os jauenses não merecem nada.
    A ExpoJaú já é uma vergonha, exposiçãozinha meia boca, é uma vergonha para uma cidade do tamanho de Jaú.
    Quem já foi em outras exposições de outras cidades, sabe do que estou falando.
    E agora com o fim do Rodeio, deveria fechar tudo...
    É por isso que Barretos, Americana, Ribeirão Preto só progridem, enquanto Jaú vai ficando para trás.
    Nem preciso ir muito longe. Olha a Expo de Lençóis Paulista, a de Bauru, e a festa que Avaré faz.
    E tava me esquecendo de Araçatuba.
    Qualquer cidade dessa enfia Jaú no bolso.
    Oh! cidadezinha...

  • joao

    qualquer bicho mata para comer, única e exclusivamente para a manutenção da sua própria existencia.. agora nunca vi qualquer bicho matar por diversão...isso é EXCLUSIVO de alguns indivíduos da espécie humana em que lhes falta inteligência e usam animais para diversão ou PASSATEMPO...

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados