segunda, 20 de novembro de 2017
Início » Política » Lançado o Cidade-Escola

Lançado o Cidade-Escola

O objetivo é fortalecer a integração entre as pastas e promover projetos visando a otimização do desenvolvimento das atividades pedagógico-educacionais, esportivas, artísticas e culturais.

Gravatar
05/04/2013 às 08h11
Prefeito Agostinio anuncia o programa educacional

Prefeito Agostinio anuncia o programa educacional

A Prefeitura de Jaú lançou na tarde desta quinta-feira (4),  no Espaço Pedagógico Professora Kátia Pascolat Domenicone, o projeto “Cidade-Escola”. Ele envolve as secretarias municipais de Educação e de Cultura, Turismo e Esportes. O objetivo é fortalecer a integração entre as pastas e promover projetos visando a otimização do desenvolvimento das atividades pedagógico-educacionais, esportivas, artísticas e culturais durante o curto e/ou contraturno dos alunos da rede municipal de ensino.

O “Cidade-Escola” é composto por vários projetos intersetoriais. Um deles é o “Encantando”. Instituindo a Escola Municipal de Canto, a meta é formar até dezembro deste ano um Coral Infantil da rede municipal e um Coral dos Professores.

Outro projeto é o “Aprendendo no Cinema”, que já está acontecendo e consta da idade de classes ao Cine Municipal para assistir a filmes. Os estudantes, por meio da apreciação dos longa-metragens terão a ampliação de conhecimentos e poderão discutir temáticas transversais.

O terceiro projeto do “Cidade-Escola” é o “Boa Vizinhança”. Este objetiva levar os alunos de Jaú para visitas a pontos turísticos das cidades vizinhas e, em contrapartida, alunos destas cidades visitarem Jaú

Também faz parte do”Cidade-Escola” o projeto “Mais Educação”, que já é desenvolvido em cinco escolas do município pelo governo federal. Com as mudanças propostas agora as ações não se limitarão ao ambiente da unidade escolar, mas irão para o Cine Municipalm, complexo esportivo da Vila Netinho, Museu Municipal e Teatro Municipal.

Por fim, o projeto “Educação Patrimonial”, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, vai levar aos estudantes matriculados no 4º ano das escolas municipais de ensino fundamental, os pontos históricos do município, fazendo com que os alunos adquiram e ampliem conhecimentos sobre o centro histórico e a história da cidade.

Mais sobre: educação

2 Comentários(Deixe o seu)

  • Afonso

    Parece ser um ótimo sinal a integração entre Secretarias, aliás, em um modelo administrativo ideal todas as Secretarias deveriam trabalhar em conjunto (o que nem sempre é possível devido aos "egos" inflados) - mas, pelo menos, já é uma iniciativa, com alguns projetos que já existiam, como o de Educação Patrimonial, que estimula o respeito e valorização de nosso patrimônio arquitetônico, além das idas ao Cinema Municipal (voltado a todos os alunos). Espera-se, todavia, que os filmes exibidos estejam em consonância com os conteúdos curriculares, para que não se torne apenas um atrativo lúdico, não que isso também não seja importante, principalmente, para os alunos mais carentes. Quanto ao projeto Boa Vizinhança, segundo informações, foi oferecido aos professores dos municípios, e não aos alunos. Mas enriquecer e proporcionar aos docentes um conhecimento melhor de nossa região também é válido - e isso certamente se refletirá nas aulas. Todavia, estamos muito carentes ainda de estruturas esportivas, por exemplo, para que algum projeto estimule a integração efetiva da educação e os esportes. E as 'experiências' culturais (oferecidas aos alunos e, por que não aos cidadãos?) podem ser bem mais amplas.

  • Tenho oferecido as minhas salas de graça à prefeitura para musica ,teatro e campo de futebol, aulas de nataçao, local para oficina de teatro,fazendo uma parceria com o município, mas não obtenho resposta

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados