terça, 27 de junho de 2017
Início » Política » Lampião propõe telhados ecológicos e produtos orgânicos na merenda

Lampião propõe telhados ecológicos e produtos orgânicos na merenda

O vereador Carlos Alberto Lampião Bigliassi Magon (PV) apresenta na sessão da Câmara desta segunda-feira (25/3) dois projetos voltados para o meio ambiente e a saúde. Num deles, propõe a criação de telhados ecológicos nas casas: no outro, quer que a merenda escolar tenha produtos orgânicos.

Gravatar
24/03/2013 às 21h11

Em projeto que apresenta na sessão de segunda-feira na Câmara, o vereador Carlos Alberto Lampião Bigliassi Magon (PV) está propondo a inserção dos telhados ecológicos nas construções na cidade. Pelo projeto, o município incentivará projetos de condomínios edificados, residenciais ou não, que contemplem a proposta do telhado ecológico. Em outro projeto, o vereador que a introdução de produtos orgânicos na merenda escolar.

Depois da calçada ecológica, agora o vereador Lampião propõe o telhado com cobertura vegetal. De acordo com o projeto, o telhado ecológico deve ter uma cobertura de vegetação arquitetada sobre laje de concreto ou  outro material, de modo a melhorar o aspecto paisagístico, diminuir a ilha de calor, absorver o escoamento superficial, reduzir a demanda de ar condicionado e melhorar o microclima com a transformação do dióxido de carbono (CO2) em oxigênio (O2) pela fotossíntese.

O  telhado ecológico ecológico  poderá ter vegetação extensiva ou intensiva, de preferência nativa, e deve resistir ao clima tropical e as variações de temperatura, além de usar pouca água, de modo a não servir de habitat de mosquitos como o Aedes aegypti.

A vegetação deverá ser composta basicamente de camadas, a saber: impermeabilização, proteção contra raízes, drenagem, filtragem, substrato e, por fim, a própria vegetação.

A Prefeitura poderá promover cursos e palestras para a divulgação das técnicas imprescindíveis à realização do projeto, como estrutura, tipos de vegetação e substrato.

Orgânicos

Em outro projeto que apresenta segunda-feira, o vereador Lampião quer que o município destine  30% dos recursos previstos para a merenda escolar para a aquisição de alimentos definidos como orgânicos.

Os produtos agropecuários produzidos  no município terão preferência sobre os originários de outros municípios, quando em igualdade de condições de preço, qualidade e prazo de entrega.

“Essa é uma forma de aumentar a demanda por esses alimentos, que usualmente encontram mercado em nicho restrito de consumidores conscientes, ainda pouco representativas no universo de consumidores de Jaú. É possível afirmar que o ambiente equilibrado e preservado começa pelos bons hábitos de consumo, dentre eles a escolha  de produtos cuja produção respeite princípios de não agressão ambiental, como o emprego de técnicas naturais de controle de pragas, ao invés do uso de pesticidas convencionais, como alto poder poluidor”, justifica o vereador Lampião.

Mais sobre: Câmara de Jaú

2 Comentários(Deixe o seu)

  • Jediael

    Só mesmo em Jaú. Será a cidade, mais uma vez, motivo de piadinhas nos meios de comunicação. De onde será que ele tirou a idéia dessa cobertura.

  • Joao Soares

    Nossa...Maldita inclusão digital. Quem explicou pra esse cara o que é internet? Tem que explicar que tem coisa que num dá ne... pow

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados