sábado, 24 de agosto de 2019
Início » Política » Motoristas de vans de Jaú vão à manifestação em São Paulo

Motoristas de vans de Jaú vão à manifestação em São Paulo

Gravatar
04/09/2012 às 19h57
Reunião pedindo apoio ao prefeito em maio deste ano

Reunião pedindo apoio ao prefeito em maio deste ano

 

Plínio Teixeira Jr
Proprietários de vans de Jaú e região estarão no feriado da próxima sexta-feira (07) em São Paulo para participar de manifestação organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte e Locação de Micro-ônibus para cobrar do governador Geraldo Alckmin (PSDB) o envio de lei à Assembléia Legislativa liberando o transporte de passageiros em rodovias por essa modalidade de veículo. Atualmente, esses veículos só podem realizar o transporte de estudantes ou atuar para órgãos públicos, não possuindo autorização para viagens de turismo ou de negócios. A concentração para a manifestação vai ocorrer a partir das 8h, na Cidade Universitária, na avenida Politécnica, e seguirá em direção ao Palácio dos Bandeirantes, onde os representantes da categoria esperam ser recebidos pelo governador. De acordo com Dejair Palácio, proprietário de van e um dos interlocutores da categoria em Jaú junto ao sindicato, pelo menos cinqüenta motoristas de Jaú e região deverão estar participando do ato.
 
Em maio, cerca de 30 motoristas de vans de Jaú, acompanhados do presidente do sindicato da categoria, Edson Rocha, reuniram-se com o prefeito Osvaldo Franceschi Júnior (PV) para pedir apoio político à reivindicação da classe. Na oportunidade, Rocha apresentou ao prefeito o pedido para que interceda junto ao governo do Estado para que o decreto que regulamenta o trabalho das vans seja alterado, permitindo que esses veículos possam atuar no âmbito intermunicipal. Franceschi Junior prometeu atuar pela reivindicação dos motoristas. No encontro com os motoristas, o prefeito lembrou que as vans trazem frequentemente pessoas a Jaú para fazer compras nos centros de comércio de calçados, considerando que a cidade poderia ser beneficiada com a alteração na lei.
Palácio, diz que a manifestação da próxima sexta-feira vai reunir motoristas de vans de todo o estado. “Atualmente, segundo levantamento do sindicato, existem perto de 15 mil vans atuando no transporte intermunicipal de estudantes em todo o estado. Pretendemos levar o maior número possível de motoristas para essa manifestação para ver se conseguimos sensibilizar o governador para a nossa reivindicação”, afirma ele.
 
Além da liberação do transporte de passageiros pelas vans, Palácio diz que a categoria também luta para que seja modificado na lei que regula este tipo de transporte o item que condiciona a autorização para o serviço ao tempo de uso dos veículos. “A lei diz que para atuar com transporte de estudantes universitários, as vans não podem ter mais que cinco anos de uso, o que achamos um absurdo. Vamos tentar conseguir que isso seja modificado para pelo menos oito anos de uso do veículo”, disse. Ele explica que a reivindicação maior nesse sentido é das locadoras de veículos para essa modalidade de transporte. “Infelizmente enfrentamos um lobby muito duro das empresas de ônibus contra a liberação das vans para esse tipo de transporte intermunicipal”, aponta Palácio, ressalvando que em Jaú o problema não existe porque as empresas de ônibus da cidade não realizam o transporte de estudantes. “Elas [empresas de ônibus] alegam que o Denatran (Departamento Nacional de Transito] não reconhece as vans como veículo de transporte de passageiros. Ocorre que não existe mesmo a categoria van perante o Denatran, então esses veículos saem todos registrados na categoria micro-ônibus. Ora, se as empresas utilizam micro-ônibus para o transporte intermunicipal, por que a nossa categoria não pode fazer o mesmo”?, questiona.
Palácio diz que São Paulo é um dos poucos estados que ainda mantém o impedimento para o transporte intermunicipal de passageiros pelas vans. “Nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, só para citar estados vizinhos, esse tipo de transporte acontece normalmente”, cita.
 
Citando que existem em torno de 150 vans atualmente em Jaú realizando o transporte de estudantes, Palácio disse que em breve esses profissionais em breve serão representados na cidade por uma sub-sede do sindicato da categoria. “Estamos em fase de preparação para a constituição da sub-sede em Jaú. A partir daí, com certeza, vamos ter muito mais união para lutar pelos direitos dos motoristas de van da cidade e da região”, avalia.

 

3 Comentários(Deixe o seu)

  • ERNANES MAXIMO

    SIMPLESMENTE ESTAMOS BUSCANDO O DIREITO DE DIGNIDADE EM NOSSA PROFISSÃO.ESTAMOS JUNTOS NESTA BATALHA E QUE NOSSA LIBERDADE DE IR E VIR SEJA ACEITA PELOS NOSSOS GOVERNANTES.

  • Alessandro da silva

    so queremos regularizasao p trabalhar

  • Valdemar Tavares dos Santos Filho

    Nós só queremos que nos de esse direito de ir e vim,porque si essas vans não podem circular então porque colocarão no mercado.
    E tem mais eu so da baixada santista, e moro na Praia Grande.
    O Prefeito de Praia Grande esta autorizando,a entidade (ARTESP), atuar dentro do municipio,isso esta completamente errado, uma porque a artesp,é um rogão de rodovia e não do municipio.
    Como isso esta enchendo o bolso do prefeito , ele autoriza; e tem mais alem destes rogão tambem esta junto com a (ARTESP) a policia CIVIL e MILITAR,sendo que eles agora fica indo atrz de nós trabalhadore e estão deixando de lado os mal veitores ue são ladões.

    Peço sim por favor olhem isso com carinho e tomem uma desição referente a esse caso, Sr. Governates.

    Vamos nos juntar tbm e parar esse BRASIL

  • Sergio Ricardo da Silva Ribeiro

    Eu representante da empresa cayke locadora ME, peço a colaboraçõa de todos amigos da baixada santista ,para participar tambem desta manifestaçõa.
    estamos revidicando o direito de ir e vir,por que pagamos nossos impostos e samos legalizados pela EMTU.
    E ao mesmo tempo não estamos conseguindo trabalhar na região metropitana de são paulo,por que existe um orgão que si chama ARTESP,que esta combinado com as empresas de ONIBUS. que circular nesta regiões .
    agurdamos um breve retorno.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados