terça, 19 de setembro de 2017
Início » Política » Alckmin entrega hoje casas do Orlando Ometto 2

Alckmin entrega hoje casas do Orlando Ometto 2

Gravatar
31/07/2012 às 08h39

 

Com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Prefeitura de Jaú realiza hoje, às 13h, a entrega das chaves às 158 famílias contempladas com as casas do residencial Jaú N, no Jardim Orlando Ometto 2. Acompanhando o governador estará o secretário de Estado da Habitação, Sílvio Torres. O secretário já havia participado do sorteio das unidades, ocorrido no dia 14 de abril no estádio Zezinho Magalhães. Destinadas a famílias com renda entre um e três salários mínimos, as 158 unidades receberam 4.586 inscrições. Por causa da legislação eleitoral, o prefeito Osvaldo Franceschi Junior não poderá participar da solenidade.
 
O governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) divulgou investimento de R$ 12,4 milhões para a construção das casas, que possuem dois e três dormitórios, sala cozinha, banheiro em 53,61 metros de área construída. Das 158 unidades, 7% destinam-se a pessoas com deficiência, 5% a idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários.
 
A entrega das 158 casas do Jaú N, ou Orlando Ometto II, encerra um capítulo de uma novela que se arrasta desde o final dos anos 90. Foi ainda na administração do ex-prefeito Paulo Sérgio Almeida Leite (1997-2000) que foram abertos os conjuntos de lotes urbanizados Orlando Ometto 2 e Cila de Lúcio Bauab.  O segundo foi logo ocupado, começaram as construções das casas e o bairro tornou-se habitado. Só ganhou asfalto agora, na administração de Osvaldo Franceschi Junior.
 
O Orlando Ometto 2, no entanto, empacou. Houve uma ação judicial do ex-secretário municipal e engenheiro Antonio Carlos Ferreira Dias contra os lotes naquele local. Por muito tempo permaneceu a pendência judicial, impedindo que os lotes fosse ocupados pelos ganhadores e estes construíssem as suas casas.
 
Quando a situação judicial foi resolvida já era a administração do ex-prefeito João Sanzovo Neto. Aí resolveu-se que as casas do Orlando Ometto 2, diferemente do primeiro Orlando Ometto, do Jardim Padre Augusto Sani e do Cila Bauab, onde cada ganhador de terreno construiu sua moradia por seus próprios meios, seriam feitas por mutirão.
 
De reuniões e mais reuniões, 135 aceitaram fazer as casas por mutirão. Elas começaram, mas não terminaram até hoje, A Prefeitura interviu novamente e anunciou a contratação de empreiteira para construir as casas, como já havia definido para os outras 158 cujos ganhadores dos lotes não aceitaram faze-las por mutirão. Essas 158 moradias, para as quais a atual administração abriu nova inscrição e fez sorteio no dia 14 de abril no estádio é que agora serão entregues. As outras 135 iniciadas por mutirão ainda estão inconclusas. Foi chamada empreiteira para conclui-las, mas ela foi embora sem terminar o serviço. Agora que entrou outra empresa e que deve completar os imóveis.
 
A primeira tentativa de concluir as 135 casas que seriam feitas por mutirão foi anunciada ainda em 2006. As moradias seriam terminadas em parceria com a CDHU. O material de construção seria financiado e os próprios contemplados fariam as casas. Não deu certo. Veio depois a primeira empreiteira e somente agora, em 2012, a segunda, que está concluindo as casas. O Orlando Ometto 2 tinha inicialmente 475 lotes, mas 161 foram retomados pelo município no governo passado porque os contemplados não moravam na cidade ou já tinham casa própria.
 

 

Um comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados