sábado, 22 de fevereiro de 2020
Início » Política » Cartório Eleitoral faz plantões no sábado e domingo

Cartório Eleitoral faz plantões no sábado e domingo

Gravatar
05/05/2012 às 08h26
J.H. Teixeira

 Jaú poderá ter 96.500 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 7 de outubro deste ano. A previsão é do chefe do Cartório da 63ª Zona Eleitoral, Gustavo Henrique Dantas de Miranda, com base no andamento do cadastramento eleitoral que vai até o próximo dia 9. Nesses últimos dias o cartório está atendendo em regime de plantão, das 9h às 18h, inclusive no sábado (5) e no domingo (6). O Cartório Eleitoral de Jaú fica na rua Cônego Anselmo Walvenkes, 156.

 
Conforme Gustavo Henrique de Miranda, a procura tem sido intensa nesses últimos dias. Só no feriado de 1º de maio, quando o cartório também esteve aberto, foram emitidos 66 novos títulos eleitorais.
 
Podem se cadastrar como eleitores todos aqueles que tem ou irão completar 16 anos de idade até o dia 7 de outubro. Para estes é facultativo tirar o título. Para quem já tem ou vai completar 18 anos até o dia das eleições, é obrigatório providenciar o documento. O cartório atende também transferências de domicílio eleitoral ou a revisão que é a mudança de local de votação dentro do mesmo município.
 
Para a obtenção do título o interessado tem que apresentar um documento de identidade e um comprovante de endereço. Para quem vai pedir a transferência de domicílio eleitoral ou a revisão do local de votação é preciso apresentar além desses documentos, também o título de eleitor atual.
 
Jaú conta hoje com 253 seções eleitorais, inclusive uma no Centro de Ressocialização (CR). “Teremos mais algumas mesas que serão utilizadas para justificativa de voto e outras seções que podem ser criadas dependendo do número final de eleitores cadastrados, poderemos ter 260 ou mais urnas no dia das eleições em 7 de outubro”, disse Gustavo de Miranda. “O sistema criam automaticamente novas seções dependendo do número de eleitores”, complementa.
 
Não será desta vez que Jaú atingirá 100 mil eleitores. “A gente está calculando entre 96 mil e 96.500 eleitores”, disse o chefe do Cartório.
 
Com esse número e na hipótese de se ter 75 mil votos válidos para o Legislativo, que terá 17 cadeiras a partir de 2013, o quociente eleitoral ficará em 4.400 votos aproximadamente. Assim, a cada 4,4 mil votos que o partido ou coligação obtiver, elege um vereador. O partido que disputar isoladamente a Câmara poderá apresentar 26 candidatos (17 cadeiras + 50%). As coligações partidárias poderão apresentar 34 candidatos, ou seja, o dobro do número de cadeiras.

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados