terça, 31 de março de 2020
Início » Opinião » Carisma e simpatia fora da disputa - Plinio Teixeira Jr.

Carisma e simpatia fora da disputa - Plinio Teixeira Jr.

Gravatar
22/10/2010 às 08h10

Plínio Teixeira Jr.

É ponto convergente mesmo entre partidários de um e de outro candidato neste segundo turno que se carisma e simpatia fossem os únicos fatores determinantes na escolha dos eleitores, tanto Dilma quanto Serra estariam em péssimos lençóis, muito provavelmente nem teriam sido alçados juntos a essa reta final da eleição. Não que os outros candidatos que participaram do primeiro turno, com exceção talvez de Marina Silva, com sua empatia quase brejeira, fossem muito melhores nesses quesitos, mas é que tanto a petista quanto o tucano são o que se pode chamar de o avesso do avesso do avesso de qualquer coisa que se aproxime das noções de carisma e simpatia. E o esforço das duas equipes de marketing para tentar amenizar a ausência desses atributos em ambos só consegue tornar as coisas ainda piores, para não dizer patéticas.

Esse é um fator que talvez nem fique tão evidente para aqueles que escolheram um dos lados nessa disputa. Para estes, a tendência natural é tentar suavizar mentalmente as carências e defeitos do escolhido e potencializar os defeitos do adversário. No meu caso, que como já declarei no meu blog, estarei votando branco no próximo dia 31, isso aparece de forma tão cristalina como a água da fonte mais límpida e pura que se possa encontrar na face da Terra.

Irremediavelmente empatados nesse aspecto, Dilma leva vantagem sobre Serra por escorar-se no reconhecido e inegável carisma de seu padrinho político, o presidente Lula. Some-se a isso a extraordinária capacidade de comunicação com as massas do presidente que ostenta perto de 80% de aprovação popular e o caminho torna-se ainda mais espinhoso para o tucano e um pouco mais florido para a petista. Mas daí a dizer que a fatura já está liquidada em favor da candidata oficial, embora as pesquisas mais recentes pareçam apontar nessa direção, vai uma grande distância. Nunca é demais lembrar que FHC também sempre perdeu de goleada de Lula em matéria de carisma e capacidade de comunicação com as massas e venceu o petista no primeiro turno em duas eleições. Definitivamente, esses atributos podem ajudar, e muito em alguns casos, mas não definem por si só uma eleição.

Sabedores que nem mesmo com essa ajuda natural do carisma e da simpatia de seus candidatos poderiam contar foi que o marqueteiros das duas campanhas passaram a nos oferecer essa espécie de circo de horrores que temos visto na campanha desde o primeiro turno, com discussões obscurantistas em torno de questões éticas, morais e religiosas como a descriminalização do aborto, união entre homossexuais, etc, além é claro da sempre recorrente enxurrada de denúncias e acusações mutuas de todas as eleições.

Mas mesmo esses expedientes já parecem estar demonstrando esgotamento junto aos eleitores nos últimos dias, que a julgar pelas pesquisas mais recentes, demonstram estar consolidando as suas escolhas em torno de duas outras questões também muito marteladas por cada um dos candidatos em suas campanhas: a garantia de que Dilma representa a continuidade da s conquistas sociais do governo Lula, de um lado, e a de que Serra, por sua biografia política, estaria mais preparado que a petista para governar, de outro.

Qual das teses sairá vencedora no próximo dia 31, só as urnas dirão, mas que os marqueteiros das duas campanhas estariam agradecendo a todos os santos se o seu candidato, sem a necessidade de se transformar num palhaço, tivesse a empatia natural do Tiririca junto aos eleitores, ah isso estariam.
 

Um comentário(Deixe o seu)

  • Carlos Norberto Ozilieri

    O FHC venceu no século passado e hoje não pode nem aparecer na campanha do Serra, senão tira votos do já enfraquecido velho Serra.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados