segunda, 21 de agosto de 2017
Início » Opinião » Um governo sem ideias

Um governo sem ideias

O projeto de poder do PT está conduzindo o país a uma catástrofe. Tudo o que o governo FHC conquistou foi satanizado e não pode ser copiado.

Gravatar
14/05/2013 às 10h33

Mário Eugenio Saturno

É impressionante a falta de um projeto de estado para o Brasil de hoje. Que deputados e vereadores pensem no curto prazo eu entendo, a maioria foi eleita na “casca”, dificilmente se reelegerão, tem que ter resultados rapidamente. Mas um presidente ou governador só não se reelege se for muito ruim.

Lamentavelmente assistimos o presidente anterior lançar projetos de boa aparência, bons de propaganda, mas insossos de conteúdo, como Fome Zero e Primeiro Emprego. Tentou-se até lançar para o mundo, seria o grande lance estadista dado por um brasileiro. O Lula até tinha chance, mas foi eclipsado pelo venezuelano Chávez. Porém, propaganda não realiza sucessos reais. A não ser o eleitoral.

Tristemente estive envolvido na experiência petista. Em São José dos Campos fui um dos primeiros a cobrar da prefeita petista para “investir” em propaganda e bati duramente na oposição interna, meus “companheiros” de sindicato. O Mensalão mostrou que gastar em propaganda é uma forma fácil de desviar dinheiro público. E não é que tem gente que acredita que corrupto só tem na “direita” (todos que são contra o Partido dos trabalhadores).

O projeto de poder do PT está conduzindo o país a uma catástrofe. Tudo o que o governo FHC conquistou foi satanizado e não pode ser copiado. É claro que há exceções como o Bolsa-Escola, que virou Família, e o Plano Real, que está esvaecendo aos poucos. Sem “porta de saída”, as ações do governo federal não produzem os resultados esperados. Já tive oportunidade de expor a exploração que é o Imposto de Renda. Porém, os impostos sobre produtos e serviços são exploradores. Por que a presidente não lança um projeto para melhorar a eficiência dos gastos e do Estado?

Faltam ideias, mas o que querem, afastam os políticos criativos, preferem os bajuladores. Adulação é premiada em governos personalistas. Fui surpreendido por um fato que exemplifica a falta de inteligência do estado, solicitei uma patente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, paguei a taxa e... Não recebi o recibo, eu deveria enviar um envelope selado... Uai? Eu não paguei uma taxa? Por que não incluem o valor do envelope e do selo? Um Governo Federal de um país que tem PIB perto de 3 trilhões de dólares precisa que eu envie carta selada? É o fim da picada!

O que falta no pais? Mais inteligência se consegue, certamente, com um bom projeto de Educação. E como estamos atrasados! A imprensa divulgou dias atrás que no Instituto Federal de São Paulo faltam professores e algumas matérias ainda não houve aula alguma. A escola não consegue contratar substituto pois oferece salário abaixo do que recebe o efetivo, diferença de 30%. E não consegue autorização para contratar o efetivo.

A verdade é que o Ministério da Educação é um fracasso total nos últimos anos. Veja-se o levantamento da ONG Todos pela Educação. O percentual de estudantes com rendimento adequado em Matemática caiu de 22% no quinto ano, em 2007, para 12%, quando eles chegaram no último ano, em 2011. Isso significa que 88% dos alunos da rede pública no país não sabem calcular porcentagens, áreas, ou ler um gráfico.

A primeira vez que estive em Los Angeles, descobri acidentalmente o Museu da Ciência e Indústria, que tinha um arsenal de “máquinas” matemáticas. Já tentei convencer políticos e empresários a montar um. E talvez seja o que se precise para despertar o aluno. Claro que não espero muito de um político, por isso continuo a minha campanha “um professor para o MEC”.

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Mais sobre: Mario Eugenio Saturno

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados