sábado, 28 de março de 2020
Início » Opinião » Semeando livros na roça- Galeno Amorim

Semeando livros na roça- Galeno Amorim

Gravatar
20/08/2010 às 15h14

Galeno Amorim

Assim como na passagem bíblica, quando Noé construiu uma arca para salvar a população de homens e animais de então do dilúvio, um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário vem fazendo milagres e devolvendo a esperança de dias melhores para famílias da zona rural. Criado em 2003, o Arca das Letras já abriu 8 mil bibliotequinhas rurais pelo País afora.

Os livros estão chegando em assentamentos da reforma agrária, comunidades de agricultura familiar, aldeias indígenas e remanescentes de quilombos. Cada uma delas tem perto de 300 livros de literatura, técnicos, enciclopédias e até didáticos, doados por editoras ou órgãos do próprio governo. No acervo, sempre algum assunto sobre o dia a dia dos usuários.

Mais de 2 mil municípios já foram atendidos com 1,5 milhão de livros. Para que eles cheguem de fato às mãos das 800 mil famílias, como quer o governo federal, 15 mil agentes de leitura voluntários, recrutados entre os próprios moradores das comunidades, foram a campo.

A julgar pelos depoimentos emocionados desses militantes da leitura, os primeiros resultados podem ser vistos a olho nu. Em junho, durante o Encontro das Bibliotecas Rurais do Estado de São Paulo, em Ribeirão Preto (SP), não foram poucas as histórias de gente que começou a mudar de vida graças aos livros que foram parar em suas mãos.

O programa já ultrapassou fronteiras brasileiras e chegou a localidades como Díli, no Timor Leste, e em Havana, Cuba, a título de cooperação solidária. Assim que são implantadas, essas bibliotecas são visitadas por uma equipe do Arca das Letras para treinar os monitores e acompanhar sua evolução. “Abrimos três bibliotecas por dia, desde 2003, mas a demanda é infinitamente maior”, afirma a coordenadora Cleide Soares, que tem semeado novos tempos nos campos do Brasil.

Galeno Amorim é jornalista, escritor e diretor do Observatório do Livro e Leitura. Criou o Plano Nacional do Livro e Leitura, no Governo Lula, e é considerado um dos maiores especialistas do tema Livro e Leitura na América Latina.
www.blogdogaleno.com.br
@galenoamorim
@blogdogaleno

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados