quarta, 19 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Deficiência em galerias causa alagamentos em rotatória

Deficiência em galerias causa alagamentos em rotatória

Gravatar
24/01/2012 às 08h21
J.H. Teixeira

A inundação frequente na rotatória Zumbi dos Palmares, no início da avenida Dr. Quinzinho,  tem causa no excesso de águas pluviais que desce dos bairros acima da Associação Atlético Banco do Brasil, como os jardins Diamante e Alvorada, desde a avenida Dudu Ferraz.  

Como essas inundações tornarem-se mais freqüentes nos últimos anos, muitos supõe que seja porque os novos bairros nos altos da avenida João Franceschi impermeabilizaram aquela região e a água desce até o Fórum. Segundo secretários municipais e vereador consultados, não é  a enxurrada que vem desde o final da avenida João Franceschi e da avenida João Batista de Arruda Sampaio, que causa o problema. “Essa água é captada e desviada para dois lados: uma tubulação à direita, sentido bairro-centro, leva as águas para a região do Residencial Bernardi; a outra, à esquerda, para o córrego Santo Antonio. Essa tubulação à esquerda foi instalada recentemente”, diz o secretário de Planejamento, Kiko Marcolan.

O plano de macrodrenagem, a ser feito com verba de R$ 60 milhões do PAC2, não irá abranger a contenção dessas águas pluviais. Conforme o secretário Marcolan, a macrodrenagem  prevê apenas as bacias dos córregos dos Pires, da Figueira e do rio Jaú.

O secretário de Serviços Municipais, Pedro Zafra,  também garante que a enxurrada não vem dos altos da avenida João Franceschi. “Vem da parte mais abaixo e entra ali pela rua Lauro Paiva. Estamos estudando como cercar essa água”, disse. Ele falou de águas pluviais superficiais, mas há também a questão daquela que corre pela rede de galerias.

O vereador Atilio Durval Gasparotto, diz que o problema ali é a água que desce pelas galerias, desde a avenida Dudu Ferraz até a região do Fórum. “Essa água desce com grande velocidade e chega ali em frente a Justiça do Trabalho e encontra uma tubulação de menor diâmetro para chegar até o rio Jaú. Além de a tubulação não dar conta, o local é plano até o rio e segura a água, que explode pelas bocas de lobo e inunda a rotatória do Zumbi dos Palmares”, explica o vereador.

 

3 Comentários(Deixe o seu)

  • Henrique Sajovic De Conti

    De todos os bairros afetados o Jardim Juliana foi o que mais chamou a atenção. Nunca vi tanta água naquela região. Na Avenida Dr. João Baptista de Arruda Sampaio e na Avenida Armindo Victoria Furtani Bernardi um verdadeiro corrégo. Fiquei tão impresionado que tirei inumeras fotos. Aquele local vai precisar de uma intervenção urgente da Prefeitura, Ministério Público e Camara Municipal, além da Defesa Civil.

  • coronel troijo

    não sou perito no assunto,mas durante 20 anos que trabalhei na defesa civil em jau,esse problema aumentou depois que duplicou a Av Dr Quinzinho e .Será que existe alguma ligação? É uma boa pergunta para a Secretaria de Obras.
    Coronel Troijo

  • João Roberto de Castro

    Na minha opinião particular, não sei se todos concordam, mas e falta de pessoas com capacidade técnica para o pasta, ou seja para o cargo, enquanto existir na politica pública o chamado Cargo de Confiança de secretáriado, os prefeitos dão os cargos para amigos, parentes, promessas de campanha, promessas de coligação de partidos, e esquecem que para exercer determinada função é preciso primeira conhecimento...
    Vou citar um exemplo concreto, o prefeito colocou seu parente para secretário dos esporte no inicio da administração, pelo que sei essa pessoa nunca jogou um futebol e nem e formado em Educação fisica e o pior nem em administração publica, SERÁ QUE TEM ALGUM CARGO PARA MIM...?

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados