sábado, 22 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Jauense lança Shakespeare em quadrinhos

Jauense lança Shakespeare em quadrinhos

Gravatar
06/12/2011 às 08h18

 

O quadrinista jauense Jorge Otávio Zugliani, o Jozz, lança em Jaú o livro Otelo, obra de Shakespeare que foi adaptada para os quadrinhos. O autor já fez dois lançamentos, um em Belo Horizonte, durante a FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), e outro em São Paulo, na Livraria da Vila. Em Jaú, o lançamento será nesta terça-feira (6), às 20h, na Livraria Espaço União, no piso térreo do Jaú Shopping.
A proposta para roteirizar e desenhar Otelo veio da editora Nemo. O
editor, Wellington Srbek, convidou seis artistas para iniciar a Coleção
Shakespeare em Quadrinhos, entre eles, Jozz.
 
Para o autor, o grande atrativo do livro é o vilão Iago, considerado pelos estudiosos da literatura o melhor personagem já criado da história. “Ele é mau, mas tem seus motivos para tal; você lê, e ele o convence; você pode achar erradas suas ações, mas ele lhe dá boas razões para fazer o que faz na trama”, analisa Jozz. 
O quadrinista diz que buscou ser fiel à psicologia original de cada personagem em sua adaptação para os quadrinhos, mantendo interessante a leitura para adultos, porém a linguagem utilizada foi simplificada para também se adequar ao público infanto-juvenil. “O livro é recomendado para se trabalhar nas escolas e ainda pode acompanhar o jovem por muitos anos”, disse. 
A obra de Shakespeare se passa no fim do século 15, quando a ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo, era ponto estratégico e caía sob o domínio ora da República de Veneza ora dos turcos otomanos. Nesse cenário, temos Otelo, um general mouro a serviço de Veneza que se apaixona e se casa com a jovem Desdêmona, filha de um nobre da República. Iago, o alferes do mouro, insatisfeito com seu superior, passa a odiá-lo ainda mais quando Otelo promove Miguel Cássio a tenente. Inicia-se, então, um das maiores tramas já escritas sobre inveja, ciúme e preconceito. 
Jozz já publicou O Circo de Lucca, em 2008, O Menthalos, em 2010, em parceria com o escritor Vicente Pietroforte, e, agora, Otelo, com roteiro e desenhos dele e cores de Akira Sanoki. Ele também edita a revista Zine Royale,que está indo para a quinta edição. 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados