segunda, 30 de março de 2020
Início » Geral » Contra a enchente, árvores serão suprimidas no rio Jaú

Contra a enchente, árvores serão suprimidas no rio Jaú

Gravatar
30/11/2011 às 08h03
J.H. Teixeira
Paisagem será modificada nesse trecho central

Paisagem será modificada nesse trecho central

Para fazer o alargamento do. rio Jaú e evitar as enchentes no início da rua Quintino Bocaiúva, cerca de 20 árvores terão que ser suprimidas da margem esquerda do rio. Sem isso, nem a escavadeira hidráulica cedida pela Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo) consegue entrar no local e nem a margem pode ser reduzida, retirando os bancos de área existentes.

Na tarde de ontem técnicos da Secretaria do Meio Ambiente faziam um levantamento no local para saber as árvores que terão que ser retiradas. Segundo esses técnicos, serão suprimidas canelinhas, leucenas, jambolão, dois pinus, dois ipês e uma mangueira. Antes, o próprio secretário, Luiz Fernando Dias da Silva, admitia que as espécies precisam mesmo ser suprimidas para executar o trabalho de combate a enchentes naquele trecho.

Algumas árvores serão replantadas em outros locais, como no Parque do Rio Jaú ou nas imediações do Jardim Continental, mas algumas serão mesmo erradicadas, segundo Silva. Sem as árvores, o leito do rio poderá ser alargado em cerca de três metros.

A escavadeira que começou seu trabalho no trecho do rio ao lado da avenida Julinho de Carvalho, vem subindo rumo ao centro da cidade. É possível que no início da próxima semana ela esteja no trecho ao lado da rua Quintino Bocaiúva. Caso isso se confirme, as árvores da margem serão retiradas até o final desta semana.

O trecho do rio onde as árvores serão suprimidas vinha sendo adotado pelo Colégio Academia, que fica localizado em frente. Os alunos desenvolviam ali atividades extra-classe e faziam o plantio de mudas de árvores. Por enquanto não houve nenhuma manifestação da escola ou dos estudantes quanto a retirada das árvores.. A placa informando que o trecho era adotado pela escola não está mais no local.
 

Um comentário(Deixe o seu)

  • JOSE LUCIANO COSTA

    Com a palavra os srs. ambientalistas. Apresentem alguma solução, pois, as vezes, para suprimir qq árvore levantam-se vozes contrárias.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados