segunda, 17 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Após polêmica, Conselho do Negro é empossado

Após polêmica, Conselho do Negro é empossado

Gravatar
22/11/2011 às 08h10
J.H. Teixeira
Vânia Soares e Elisa Lucas Rodrigues

Vânia Soares e Elisa Lucas Rodrigues

 

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jaú foi empossado na noite de ontem no Teatro Municipal Elza Munerato. Vânia Maria da Silva Soares é a primeira presidente, mas a composição do conselho foi alterada para atender as entidades que reclamavam participação no novo órgão. Reuniões aconteceram durante todo o dia para que se chegasse a um consenso.
 
Dos seis membros da diretoria, além de Vânia Soares na presidência, outros dois são ligados à constituição original e três representantes entidades de afro-descendentes. O vice-presidente é Benedito Alves dos Santos, do Aristocrata Clube; a primeira secretária é Luciane Adélia Camargo, do Bloco Sol Nascente; a segunda secretária é Rita de Cássia Verissimo. A primeira tesoureira é Janete Silveira, enquanto que a segunda tesoureira é Maria Suzete Carvalho, da Escola de Samba da Vila XV.
 
Os conselheiros são 21 titulares e 21 suplentes. Destes nove representam o poder público e 12 a sociedade civil, entre os titulares, sendo o mesmo número entre os suplentes. Também neste caso, nos 24 da sociedade civil, entre titulares e suplentes, 12 são das entidades de afro-descendentes.
 
“Depois de uma série de reuniões houve uma conciliação e estamos compondo o conselho com pessoas que reivindicavam um assento. Nós não queremos a exclusão, mas sim o povo negro unido, organizado, para que a gente possa buscar políticas públicas para o negro”, disse Vânia Soares. Segundo ela, o conselho terá uma sede que será alugada pela Prefeitura.
 
Esteve presente à posse a ex-presidente do Conselho Estadual do Negro, Elisa Lucas Rodrigues, que foi quem lançou a idéia da criação do Conselho Municipal em Jaú. “A criação do conselho é um marco, não só para a população negra, mas para a sociedade de Jaú. O que a gente percebe aqui é que o conselho nasce com o apoio das autoridades, o que é muito importante”, disse.
 
Estiveram presentes à solenidade de posse o prefeito Osvaldo Franceschi Junior, a primeira-dama Carolina Franceschi; representando a Câmara, o vereador Atílio Durval Gasparotto, além do delegado seccional de Polícia, Carlos Alberto da Rocha Silva, e de vários secretários municipais.

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados