quarta, 26 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Enchente atingiu três mil famílias indicam números finais

Enchente atingiu três mil famílias indicam números finais

Gravatar
19/11/2011 às 09h20
Rua Quintino com Campos Salles

Rua Quintino com Campos Salles

Em coletiva à imprensa na manhã de sexta-feira (18), o prefeito de Jaú, Osvaldo Franceschi Júnior, anunciou números oficiais dos estragos causados pelas fortes chuvas em Jaú entre os dias 12 e 15 de novembro.
Nesse período, a cidade foi atingida pelo mais alto índice pluviométrico dos últimos 50 anos, conforme levantamento. De acordo com a Estação Meteorológica IBICA-RE-IG/ Fatec-Jaú no feriado do dia 15 o índice chegou a 83 milímetros no município, que no acumulado resultou em 209 mm.

O rio Jaú que percorre extenso trecho na área central transbordou subindo em certos pontos a mais de três metros de altura, provocando alagamento em dezenas de estabelecimentos comerciais e residências.

Os números oficiais são resultados de um trabalho realizado pela Coordenadoria Civil de Jaú em parceria com a Defesa Civil do Estado. No dia seguinte à reunião (16) entre o chefe do Executivo jauense, o governador do Estado Geraldo Alckmin e o secretário chefe da Casa Militar, coronel Admir Gervásio, a cidade recebeu a visita de dois técnicos da Defesa Civil do Estado para trabalhos operacional e administrativo. “Juntamente com a nossa Defesa Civil e a Defesa Civil do Estado montamos uma força-tarefa já na noite de quarta-feira. Conseguimos junto a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil 2 técnicos que ainda estão aqui com a gente em Jaú para nos auxiliar nos cálculos dos prejuízos que tivemos e nos orientar a montar o processo burocrático para a legalização do pedido de verba que fizemos junto ao Governo do Estado e Federal”, disse o prefeito.

Os oito bairros afetados pelas chuvas (Jardim Sempre Verde, centro, Vila Ivan, Vila São Judas Tadeu, Jardim São José, Jardim Maria Luiza 4, bairro Santo Antonio e Jardim Bela Vista) somam uma população de 15.203 moradores, de acordo com censo do IBGE de 2010. Confome foi levantado no feriado, 3 mil famílias foram diretamente afetadas. Desse total, 300 pessoas ficaram desalojadas e 15 desabrigadas. Durante a coletiva à imprensa, o chefe do Executivo anunciou que do dia 15 para cá o número baixou para 106 pessoas desalojadas e 11 desabrigadas. Pelo menos 2 famílias aceitaram ficar abrigadas por tempo indeterminado nas dependências do Ginásio de Esportes Flavio de Mello, com direito a café da manhã, almoço, banho e camas. As demais preferiram ficar em casas de parentes ou amigos.

Com a força da chuva também uma ponte, que fica na estrada do banharão novo que liga Jaú a Dois Córregos, rodou prejudicando o acesso a aproximadamente 1.200 usuários.

Apoio
Durante a coletiva, o prefeito de Jaú, Osvaldo Franceschi Júnior agradeceu ao FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo que enviou um caminhão na tarde de ontem carregado com 250 caixas de roupas, 40 caixas de calçados, 40 mamadeiras, 8 caixas de higiene pessoal, 500 talheres descartáveis, 960 pratos descartáveis, tudo em auxilio às famílias. Além disso, o chefe do Executivo também fez agradecimentos à Coordenadoria Civil do Estado pelos kits de limpeza que chegarão até amanhã (19/11) a Jaú. Cada um deles contém 100 rodinhos, 100 vassouras, 100 galões de alvejantes, 100 esponjas, além de 112 colchões, 112 lençois e 112 cobertores.

Na oportunidade, o prefeito disse também que irá pessoalmente agradecer todos os prefeitos da região que foram solidários e enviaram máquinas, funcionários e equipamentos para a limpeza da cidade.
Osvaldo Franceschi Júnior também ressaltou o empenho da imprensa local, regional e do Estado que contribuiu para que as doações e apoio chegassem a Jaú, além do trabalho do Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícia Militar e do grande apoio do Governo e Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Reunião
Após as inundações que assolaram a cidade no último feriado, o prefeito de Jaú viajou a São Paulo na quarta-feira (16/11) para uma reunião com o governador Geraldo Alckmin e o secretário chefe da Casa Militar, coronel Admir Gervásio, no Palácio dos Bandeirantes, às 19h, para pedir recursos em prol de Jaú. Durante o encontro, eles conversaram sobre os impactos das chuvas. Entre outras medidas, como envio de máquinas para contenção de barrancas e dragagem no rio Jaú, o governador assegurou a construção de 20 moradias por meio da CDHU para atender as famílias que tiveram suas casas destruídas.

Além disso, Geraldo Alckmin se comprometeu em conseguir recursos para a reconstrução da ponte na zona rural entre Jaú e Dois Córregos.
 

2 Comentários(Deixe o seu)

  • carlos eduardo da mota

    Chuvas fenomenos naturais nessa epoca do ano.


    Não depende somente da prefeitura para não haver inundações, alagamento e enchentes. Todo mundo é responsavel ou seja: Não podemos jogar lixo em qualquer lugar dentre outras coisas ligadas a educação domestica. O fato é que choveu muito nesses ultimos dias e a agua que fez o rio jau encher não foi so de jau mas sim de outras areas proxima a cidade (fenomeno natural). Dessa vez o prefeito fez algo de bom grado para a sociedade (acertou uma) deu apoio e buscou ajuda para os afetados. PELA PRIMEIRA VEZ EM JAU DEPOIS DE 3 ANOS DE MANDATO PARABENS PREFEITO.

  • João Roberto de Castro

    Primeiramente Que Deus Abençõe as pessoas que ajudaram as familias que nesse momento de dor, tiveram suas vidas transformadas. Agora precisamos verificar que toda vez que chove tem pontos que alagam, até quando a prefeitura vai esperar para tomar uma atitude para mudar essa situação, esperou quase ocorrer uma tragédia maior com pessoas e um onibus circular e outros pontos que até desabamento ocorreu.
    Estou dizendo isto por que faz 10 anos, que na avenida do corregos dos pires, está com assoreamento e nada foi feito, até quando, até uma criança, um idoso, ou alguem morrer....estamos aguardando...

    Até..

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados