sábado, 22 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Alunos do Sesi participam de Torneio de Robótica

Alunos do Sesi participam de Torneio de Robótica

Gravatar
30/09/2011 às 08h13
J.H. Teixeira
Equipe Tecno Health

Equipe Tecno Health

Os alunos da 6ª série do Centro Educacional do Sesi de Jaú estão eufóricos com a chegada da data do 3º Torneio Sesi de Robótica, que será no dia 11 de outubro, em Araraquara. Não é para menos: nas duas edições anteriores eles foram campeões regionais e campeões estaduais e conseguiram se classificar para o campeonato brasileiro.

Há cerca de quatro meses, seis estudantes, três monitores (também estudantes, mas da 7ª série) e a coordenadora pedagógica da escola, Soraia Martines Perazolli, estão trabalhando no projeto deste ano. A equipe tem o nome de Tecno Health, bem a propósito do tema que é saúde.

Usando os kits da Lego, os estudantes criam robôs e montam toda uma estrutura para desenvolver o tema estabelecido. O torneio é dividido em duas fases. A primeira é uma pesquisa e os alunos abordam o tema câncer, bem a propósito do Hospital Amaral Carvalho sediado em Jaú. O desafio na pesquisa é detectar um problema e apresentar uma solução inovadora. Eles construíram um robô que, através da emissão de laser, detecta as células cancerígenas e as destrói.

A outra fase é a disputa na mesa, o combate propriamente, com 14 missões a serem desenvolvidas, todas relacionadas com a saúde. Ai entra em cena outro robô, também construído pelos alunos. No torneio, só é permitido pegar o robô nas mãos dentro de um pequeno quadrado num dos cantos da mesa. A partir daí, ele tem que se movimentar e realizar sozinho todas as tarefas, que foram previamente programadas no computador e inseridas no “cérebro” do robô. Os juízes, que são profissionais de informática, ficam em volta da mesa observando todos os movimentos e o cumprimento das tarefas.

A grande atração do torneio é a competição entre robôs autônomos, realizada no tempo de dois minutos e trinta segundos.  A pontuação é computada pela soma dos pontos obtidos em três rounds, de acordo com o sucesso da realização das missões. Considera-se ainda o algoritmo desenvolvido na programação do robô, a qualidade do trabalho em equipe realizado pelo time e a interação dos participantes com os oponentes e com o público em geral.
Na fase regional, em Araraquara, os estudantes do Sesi de Jaú vão dispitar com outras 18 unidades do Sesi do interior. Depois, se passarem à fase estadual e nacional, disputarão também com estudantes que não são necessariamente do Sesi.

“Os objetivos desse torneio são, basicamente, desenvolver entre os adolescentes a noção de trabalho em equipe, a criatividade e a busca por soluções inovadoras”, diz a coordenadora pedagógica Soraia Perazolli.
Para participar do torneio, os estudantes freqüentam as aulas regulares no período da manhã e, à tarde, fazem os treinamentos na sala de informática do Sesi.

Participam da equipe os estudantes Vitória Aleixo, João Victor Ruffo, Larissa Bondezan , Gustavo Bagarini, Thainá Freite Galvão e João Pedro de Aguiar. Os monitores são Vitória Felipe dos Santos, Lucas Cardoso Ramos e Jéssica Letícia de Oliveira.

Depois da fase regional, vem a estadual e, os que passarem vão para a competição nacional, da qual os primeiros classificados disputam o certame internacional.

“Começamos a pesquisa desde o meio do ano. Na mesa, onde acontecem as competições, estamos treinando desde agosto, que foi quando ela chegou para nós”, diz a estudante Vitória Aleixo, integrante da equipe Tecno Health.
 

Um comentário(Deixe o seu)

  • JANE CRISTINA PEREIRA BESSI

    Parabéns aos alunos de Jaú , torcemos por vocês , como vocês torceram por nós .vcs são D . Competição é isso !, união !!! valeu !!!
    Equipes Sesi Pederneiras .

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados