terça, 31 de março de 2020
Início » Geral » Pedalinhos do Lago estão abandonados no Ceprom

Pedalinhos do Lago estão abandonados no Ceprom

Gravatar
30/08/2011 às 08h04
J. H. Teixeira
Pedalinhos amassados e enferrujados ao relento

Pedalinhos amassados e enferrujados ao relento

O vereador Paulo Gambarini (PSDB) quer saber onde foram parar os pedalinhos que existiam no Lago do Silvério e que serviam ao lazer da população. Para obter as informações ele apresentou requerimento na sessão da Câmara desta segunda-feira (29) no qual questiona a destinação dos equipamentos. Quer saber também se esses pedalinhos voltarão ao lago.

Os pedalinhos, em número de 18, adquiridos em 1996, quando da inauguração do Lago do Silvério, estão se deteriorando ao relento no Ceprom, sede da Secretaria de Serviços Municipais. A maioria deles já não deve ter mais condições de uso, outros precisam passar por reforma completa para que possam ser aproveitados.

Dificilmente, no entanto, os pedalinhos voltarão para o Lago do Silvério. E existe três razões para que isso não aconteça: o lago está assoreado, o que impossibilita a navegação com esses equipamentos; os próprios pedalinhos estão em péssimo estado; e, o secretário de Meio Ambiente, Maurício Murgel, tem um projeto para o local que acaba com o lago na forma como ele é hoje. Pela sua proposta ficaria só um espelho de água bem menor e o córrego dos Pires correria normalmente pelo meio do vale.

Em agosto de 2009, quando falou de seu projeto, o secretário Murgel argumentou que era preciso modificar o Lago do Silvério porque a sua manutenção é muito cara para o município, com um espelho d’água de 41 mil metros quadrados. Seria mantido um pequeno lago mas formado pelas minas existentes na região e não abastecido pelo córrego.

A necessidade de desviar o córrego do lago foi apontada por um estudo elaborado nos anos 90 pela Fipai (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento), contratada pela própria Prefeitura. Só que a recomendação não foi levada em conta e o lago foi formado abastecido pelo córrego.

O secretário de Serviços Municipais, Pedro Zafra, já respondeu pessoalmente ao vereador Gambarini dizendo que os pedalinhos podem voltar ao lago. “Alguns não têm condições de serem recuperados, mas o que podem ser reformados poderão voltar. Só que é preciso desassorear o lago, o que poderá ser feito com os recursos do PAC que estão para vir”, falou o secretário.

No próximo dia 7 de setembro o Lago do Silvério vai completar 15 anos da sua inauguração pelo então prefeito Waldemar Bauab. Era um sonho dele desde a sua primeira administração em Jaú, que foi de 1973 a 1976. No início, além dos pedalinhos, o lago abrigou até competição de jet-ski.

Em 2000 teve que ser desassoreado por draga. Os pedalinhos saíram e voltaram depois ficando por mais um tempo, mas foram desativados no início da administração do prefeito João Sanzovo Neto, quando vários já apresentavam rachaduras e os coletes salva-vidas adquiridos em 1996 já tinha se deteriorado.

 

Avenida Waldemar Bauab
Agora, projeto aprovado nesta segunda-feira pela Câmara, de autoria do vereador Atílio Durval Gasparotto (DEM) dá o nome de avenida Waldemar Bauab à avenida da Liberdade, ao lado do lago. O prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV) vai tentar colocar a placa com a nova denominação no feriado do dia 7, aniversário do lago. É preciso sancionar a lei e que o material fique pronto.

Os pedalinhos eram numerados e quando estavam no Lago do Silvério, em eleições foram retirados os de números correspondentes a candidatos. Em 2000, por exemplo, foram retirados os de números 12 e 14. Estes eram os números das candidaturas de João Sanzovo Neto e Waldemar Bauab, respectivamente.

 

Um comentário(Deixe o seu)

  • Andre Martins

    Espero que os pedalinhos voltem para o lago e que este lago seja desassoreado,pois o dinheiro do PAC foi destinado pra isso e onde esta esse dinheiro ou sera que eles pensam que o povo ja esqueceu desta verba. Vamos esperar que esse bando de preguiçosos que comandam a cidade atualmente tomem vergonha na cara e começem imediatamente as obras no Lago!!!!!!!!!!

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados