quarta, 26 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Jornalista lança hoje o livro 'Tampa de Baú'

Jornalista lança hoje o livro 'Tampa de Baú'

Gravatar
08/07/2011 às 10h40
Rodrigo Galvão de Castro
Capa do livro de José Renato

Capa do livro de José Renato

O que um pipoqueiro, uma artista, um anarquista e um inventor têm em comum? Pouco, à primeira vista, mas não para o jornalista José Renato de Almeida Prado, que faz estes e outros personagens encontrarem-se nas 318 páginas de seu segundo livro, “Tampa de Baú”. Com lançamento previsto para o dia 8 de julho, a obra traz ainda outras 100 fotografias e em suas duas partes – “As Gentes” e “Os Fatos” – conta um pouco da história da cidade paulista de Jaú desde sua fundação, em 1853, até hoje.

O autor, que se autodefine mais como o repórter que é há mais de 25 anos do que como escritor, usou boa parte das entrevistas e reportagens realizadas para o jornal Comércio do Jahu para compor o livro. Segundo ele, a idéia de “Tampa de Baú” foi reunir fatos históricos e pequenas biografias de quem marcou a memória coletiva da comunidade local.

“A obra se fia em testemunhos, depoimentos, arquivos de jornais e outras publicações”, conta Almeida Prado. Propositadamente, a narrativa dos acontecimentos não está cronologicamente disposta, de modo a permitir ao leitor se deslocar de meados do século 19 a fatos contemporâneos e vice-versa, em um virar de páginas.

O livro foi editado pelo próprio jornalista, que buscou patrocínio na iniciativa privada para a impressão da obra, prefaciada pelo jurista e membro da Academia Paulista de Letras, Ives Gandra Martins. O texto da contracapa é do jornalista Mário Schwarz.

Os primeiros imigrantes, os carnavais do passado, a epopéia do café – que criou e destruiu fortunas -, as empresas mais antigas, a chegada da telefonia em 1857, a gripe espanhola que apavorou os moradores em 1918, a enchente que transtornou a cidade em 1922 são alguns dos relatos que o leitor encontra no livro.

Há histórias que ainda frequentam a memória de alguns habitantes como o dia em que Pelé, durante uma visita à cidade em 1958, foi barrado ao tentar frequentar a piscina de um clube de futebol amador local por ser negro.
Na segunda parte da obra, As Gentes, o autor traz histórias da vida de algumas pessoas que deixaram sua marca na cidade. Políticos, empresários, educadores, artistas, prestadores de serviço figuram nas páginas, como o pipoqueiro Marcílio Levorato, a artista Elza Muneratto, o músico Arnaldo Senise, que ocupou cadeira na Academia Brasileira de Música, o inventor Francisco Canhos, o cantor Cândido Botelho, o educador e anarquista João Penteado, o professor Túllio Espíndola de Castro, o jornalista David Nasser, a escritora Hilda Hilst (ambos jauenses de nascimento), entre muitos outros.

“Boa parte do material se encontrava em meu arquivo pessoal e foi reescrita com as atualizações que requeria, acrescida de outros tantos textos inéditos, redigidos unicamente para esta obra”, diz o autor. “Procurei trazer os fatos mais marcantes e as pessoas que se destacaram em suas áreas, seja na cidade ou fora dela”, comenta. “Há uma multiplicidade de personagens, de César Sancinetti, o mais famoso encanador, ao empresário Sebastião Camargo, passando pelo padre Augusto Sani e a cafetina Palmira de Souza, que também fez história na extinta zona do meretrício.”

O autor levou cerca de um ano e meio na produção do livro. A maioria das fotografias, todas em preto-e-branco, foram garimpadas em arquivos pessoais e acervos dos fotógrafos Vicente João Pedro e Ítalo Poli. Uma sequência, nos mesmos moldes, está nos planos do jornalista.

O autor
José Renato de Almeida Prado nasceu em São Paulo, SP, em 6 de junho de 1964 e foi criado em Jaú, onde até hoje está radicado. Jornalista e advogado, iniciou sua carreira como repórter em 1986 no jornal Comércio do Jahu, ano em que passou a publicar suas primeiras crônicas e contos.

Trabalhou também como assessor de imprensa de instituições públicas e privadas e, por 15 anos, foi colaborador da revista A Granja, de Porto Alegre.

Membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Jahuense de Letras, é autor do livro de crônicas Prosa Fiada e Outros Goles, lançado em 2008, na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Contato do autor: jraprado@ube.org.br


Serviço
Lançamento do livro “Tampa de Baú”, do jornalista José Renato de Almeida Prado.
Dia 08 de julho, às 20h
Local: sede social do Jahu Clube, à rua Amaral Gurgel, 298 (Centro de Jaú)
Preço: R$ 50,00
 

Um comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados