quinta, 24 de outubro de 2019
Início » Geral » Começa a vacinação contra o sarampo

Começa a vacinação contra o sarampo

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população

Gravatar
07/10/2019 às 07h47

Para os moradores de Jaú que ainda não se vacinaram contra o Sarampo, esta é a oportunidade de se imunizar. A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que foi lançada pelo Ministério da Saúde a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que, este ano, ocorre de forma seletiva: para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos.

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas, considerando períodos específicos para a mobilização da população.

Primeira etapa:

• No período de 7 a 25 de outubro, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será em 19 de outubro, e as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h. A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Segunda etapa:

• No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30 de novembro, e as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

“Foi confirmado um caso de sarampo no Município, porém, o contágio ocorreu em outra cidade. Ressaltamos que a vacinação é extremanente importante, pois é a única forma de prevenção da doença”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea até quatro dias após.

Serviço:

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Data: no período de 7 a 25 de outubro, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas.

Horário: das 7h às 17h

Local: nas unidades básicas de saúde

 

 

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados