quinta, 24 de outubro de 2019
Início » Geral » Vem aí o 8º Festival Literário

Vem aí o 8º Festival Literário

No domingo (15/09), às 14h, ocorre a 5ª Virada Cultural “A Poesia Salva”. O evento, que dará início à programação, celebra o terceiro ano de atividade do coletivo jauense Literocupa.

Gravatar
11/09/2019 às 17h37

A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú, juntamente em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Pontos MIS, Academia Jahuense de Letras, Literocupa, Secretaria de Educação e Museu Municipal, realiza a 8ª Edição do Festival Literário de Jahu no período de 15 a 22 de setembro, com o tema “linguagens híbridas”.

“Esse festival já acontece há alguns anos. A programação contempla vários estilos, temas e linguagens para vários tripos de público. Vale a pena conferir. Todas as atividades ocorrem de maneira descentralizada e totalmente gratuitas”, reforça a secretária de Cultura e Turismo, Carolina Panini.

No domingo (15/09), às 14h, ocorre a 5ª Virada Cultural “A Poesia Salva”. O evento, que dará início à programação, celebra o terceiro ano de atividade do coletivo jauense Literocupa, e terá uma extensa e variada programação, com apresentações de danças, oficinas, abertura de exposições e o famoso sarau.

Em 16 de setembro (segunda-feira), será exibido às 19h30, no Museu Municipal “José Raphael Toscano”, situado à Avenida João Ferraz Neto, 201, o filme “Unicórnio”, em parceria com o Pontos MIS.

Na terça-feira (17/09), às 18h, no Museu Municipal “José Raphael Toscano”, situado à Avenida João Ferraz Neto, 201, ocorre a Oficina “Crônicas de Observação”, com a oficineira Renata Rocha Cirilo. Inspirado em um dos exercícios mais antigos das artes plásticas, o desenho de observação, Crônicas de Observação traz à literatura o estudo da imagem para escrita criativa.

Em 18 de setembro (quarta-feira), serão duas atividades: às 9h, na Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”, situada à Avenida João Ferraz Neto, 201, ocorre um bate papo com a autora Flávia Muniz dentro do Programa Viagem Literária. Criadora de contos, novelas de lietratura fantástica e romances dark desde 1984, Flávia Muniz já atuou como editora de revistas e quadrinhos, livros de literatura, didáticos, paradidáticos e obra se referência para as editoras Abril, Moderna e FTD Educação. Seu recente livro “Chaplin, um tesouro em preto e branco”, foi finalista do prêmio da AEILIJ, em 2019. Já às 18h, no Museu Municipal “José Raphael Toscano”, situado à Avenida João Ferraz Neto, 201, ocorre a Oficina “Crônicas de Observação”, com a oficineira Renata Rocha Cirilo.

Na quinta-feira (19/09), às 19h30, no Cinema Municipal “Clodomiro Celulari”, localizado à Praça Barão do Rio Branco, sem número, será realizada a palestra “Vencendo a deficiência com eficiência”. Durante a palestra motivacional, Douglas Segantin, membro da Academia Jahuense de Letras, irá contar um pouco da sua experiência como poeta, escritor e vendedor de seus livros.

No dia 20/09 (sexta-feira), às 13h30, será exibido o filme “Unicórnio”, em parceria com o Pontos MIS, no Centro de Referência e Atenção da Mulher - Casa Rosa “Dra. Maria Antonia Sinatura Barros”, localizado à Avenida Ana Claudina, 447. No período noturno, às 19h30, na Estação Cultura, situada à Praça Totó Sampaio, sem número, será realizado o Sarau da Academia Jahuense de Letras.

No sábado (21/09), às 19h30, em parceria com o ProAc ICMS, haverá um show com o violeiro Passoca no Cinema Municipal “Clodomiro Celulari”, localizado à Praça Barão do Rio Branco, sem número. O violeiro, cantor e compositor, enquanto estudante de arquitetura em São José dos Campos, recebeu influências de João Gilberto e Chico Buarque, tocou bateria e violão, trocando esses instrumentos pela viola no final da década de 1970. Influenciado por Renato Teixeira e Almir Sater, lançou o primeiro disco, um compacto, em 1978. Desde então, lançou mais seis discos e participou de alguns outros, como os do projeto "Violeiros do Brasil".

Em 22 de setembro (domingo), às 16h, no Parque do Rio Jahu, o grupo Da Silva Samba encerra a extensa programação da 8ª edição do Festival Literário de Jahu.

As inscrições para as oficinas estão abertas. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 3602-4777

 Programação

8º Festival Literário de Jahu

 

15 de setembro (domingo)

14h - 5ª Virada Cultural "A Poesia Salva"

3 anos de Literocupa

Local: Estação Cultura

 

16 de setembro (segunda)

19h30 – Filme Pontos MIS

Unicórnio (inspirado na obra da Hilda Hilst)

Local: Museu Municipal


17 de setembro (terça)

18h – Oficina Crônicas de Observação

com Renata Rocha Cirilo (Poiesis)

Local: Museu Municipal

 

18 de setembro (quarta)

9h – Programa Viagem Literária

bate-papo com a autora Flávia Muniz

Local: Biblioteca Municipal


18h – Oficina Crônicas de Observação

com Renata Rocha Cirilo (Poiesis)

Local: Museu Municipal



19 de setembro (quinta)

19h30 – Palestra com Douglas Segantin

“Vencendo a deficiência com eficiência”

Local: Cinema Municipal


20 de setembro (sexta)

13h30 – Filme Pontos MIS

Unicórnio (inspirado na obra da Hilda Hilst)

Local: Casa Rosa


19h30 – Sarau da Academia Jahuense de Letras

Local: Estação Cultura

 

21 de setembro (sábado)

19h30 – Show com o Violeiro Passoca

ProAC ICMS

Local: Cinema Municipal

 

22 de setembro (domingo)

16h – Show com Da Silva Samba

Local: Parque do Rio Jahu

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados