terça, 23 de abril de 2019
Início » Geral » Vacina contra a gripe começa neste dia 10

Vacina contra a gripe começa neste dia 10

No período de 10 de abril a 31 de maio, será realizada a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe) em todas as unidades básicas de Jaú.

Gravatar
03/04/2019 às 17h47

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa à população que, no período de 10 de abril a 31 de maio, será realizada a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe) em todas as unidades básicas do Município de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. No dia 04 de maio é o dia da mobilização nacional.

No período de 10 a 19 de abril, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá em todos os grupos prioritários em todo o país, que são idosos, trabalhadores da saúde, professores da rede de ensino pública e privada, pessoas com doenças crônicas (como doenças cardíacas, crônicas, neurológicas, hepáticas, respiratórias, obesos transplantados, diabéticos e imunosuprimidos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria orienta que, para sistematizar o atendimento, o cidadão deve ter em mãos a carteira de vacinação. Para os professores das escolas públicas e privadas, será necessária apresentação de documentação que caracteriza esta profissão. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra condição clínica especial, independente da idade, é necessária prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

“Embora muitos achem que a gripe é uma doença simples, é bom ressaltar que ela pode se agravar e, inclusive, levar uma pessoa a óbito. Por isso, a vacinação é tão importante e os grupos prioritários precisam ser imunizados. Assim, conseguiremos diminuir a mortalidade, internações e complicações decorrentes da gripe”, afirma a secretária de Saúde Interina, Márcia Nassif.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

Os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares.

Apesar da importância da vacina para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas, pois há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo, crianças menores de seis meses e pessoas com doenças febris agudas não devem receber a vacina.

 

Serviço

Campanha de vacinação contra vírus Influenza, causador da gripe

Período: de 10 de abril a 31 de maio

Local: nas unidades básicas de saúde

Horário: das 7h às 17h

 

Cronograma de aplicação das doses:

 

  • de 10 a 19/04: crianças de 06 meses a 5 anos, gestantes e puérperas
  • a partir de 22/04, todos os grupos prioritários

 

População estimada para receber as doses: 46.785

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 2.514

Crianças de 2 a 4 anos: 4.967

Crianças 5 anos: 1.684

Trabalhador da Saúde: 6.053

Gestantes: 1.257

Puérperas: 207

Idosos: 17.220

Pessoas com doenças crônicas: 11.735

Professores: 1.148

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados