terça, 23 de abril de 2019
Início » Geral » HAC faz primeira redução de estômago pelo SUS

HAC faz primeira redução de estômago pelo SUS

Gravatar
15/07/2010 às 15h40
Bruna Oliveira - Assessoria de Imprensa HAC

O Hospital Amaral Carvalho realizou em 25 de junho a primeira cirurgia bariátrica, mais conhecida como cirurgia de redução de estômago, do Sistema Único de Saúde (SUS). Este tipo de cirurgia já é feito pelo HAC há alguns anos. No entanto, o procedimento só era realizado por meio de convênio de saúde ou particular. Em 2007, a instituição entrou com pedido para credenciamento no SUS.
A liberação ocorreu em abril de 2010. Em maio, os pacientes começaram a ser encaminhados pelo SUS, de forma ambulatorial, para acompanhamento com a equipe multiprofissional do HAC. Participam deste time os médicos Celso Passeri e Eduardo Pracucho, enfermeiro Alessandro Macedo, nutricionistas Fabiana Chiba e Ana Elisa Brandão, psicólogas Viviane da Silva Clemente e Ellen Cristiane Gomes Alba, fisioterapeuta Evelize Brandão e a secretária Flora Cecília Marques Paulino. O credenciamento permite que a instituição realize oito cirurgias por mês. "O nosso hospital é conhecido pelo excelente atendimento em oncologia. Certamente daremos o mesmo atendimento com qualidade, respeito e apoio para os pacientes de cirurgias bariátricas", diz Valentina Soffner Jorge Bonilha, supervisora geral de enfermagem do HAC.
O primeiro
Rubens Silveira, 40, foi o primeiro paciente a realizar a cirurgia de redução de estômago por meio do SUS no HAC. Ele é de Bauru e estava na fila da cirurgia há um ano. "Tenho obesidade mórbida e não conseguia emagrecer. Foi uma sorte grande o serviço ser liberado aqui no Amaral. O atendimento é excelente, tive um acompanhamento muito especial, com vários tipos de profissionais. Pesava 142kg e com uma semana de cirurgia já estou pesando 130kg.
De acordo com o enfermeiro Alessandro Gabriel Macedo Veiga, o quarto para atender este paciente foi preparado conforme normas do SUS na Unidade de Internação Tóraco-Abdominal II. "Camas, poltronas, balanças, armários, enxoval, enfim, tudo visando o atendimento com excelência e humanização. Além disso, fazemos também todo acompanhamento pós-operatório", explica.
 

Foto: Bruna Oliveira/ Assessoria de Imprensa HAC

3 Comentários(Deixe o seu)

  • WAldete Cestari

    Mais uma conquista do Amaral Carvalho, orgulho da nossa cidade. Atender a esse tipo de cirurgia pelo SUSS será a realização do desejo de muitas pessoas que necessitam fazer esse procedimento, mas não têm como pagá-lo. Parabéns à equipe toda e ao hospital, que com seriedade e competência marca mais um tento em pról da saúde.

  • talita

    gostaria muito de fazer essa cirurgia tenho 22 anos e peso 140k nao consigo emagrecer e preciso de ajuda antes q aconteça o pior obrigada

  • celia das dores oliveira dias pereira

    sou celia e queria muito fazer essa cirurgia tenho 40 anos e peso 105 kilos e tenho dificuldades para fazer atividades fisicas e trabalhar..... esse e o meu maior sonho voltar a ser feliz outra vez e poder trabalhar e cuidar de meus filhos obrigada




    bjs

    grata celia..........

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados