quarta, 21 de novembro de 2018
Início » Geral » Setembro Amarelo previne contra o sucídio

Setembro Amarelo previne contra o sucídio

O dia 10 de setembro foi escolhido simbolicamente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP).

Gravatar
09/09/2018 às 14h57

 

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Saúde e Casa Rosa “Maria Antonia Sinatura Barros”, juntamente com vários parceiros e apoiadores, participa da Campanha “Setembro Amarelo”, com uma série de atividades ao longo do mês de prevenção ao suicídio.

 

O dia 10 de setembro foi escolhido simbolicamente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP). No Brasil, a partir de 2014, no mês de setembro, passou a ser realizado o movimento mundial de prevenção ao suicídio, conhecido como “Setembro Amarelo”.

 

Na quarta-feira (12/09), às 19h, no Cine Municipal, no saguão da Prefeitura, o pastor Rafael Vômero Teixeira ministra palestra com o tema “Eu me importo”.

 

Em 13,  (quinta-feira), às 8h e às 14h, a equipe da Casa Rosa ministra palestra com o tema “Prevenção de Suicídio” para alunos da Escola Estadual “Professor Nicolau Pirágine”,  na rua Marechal Bitecnourt, 1455.  Às  19h, o Hospital Thereza Perlatti, realiza um “Treinão maluco – juntos pela vida”. A entidade solicita a doação de um litro de leite e a participação com uma camiseta amarela.

 

No dia 19,  às 9h, a psiquiatra Dra. Vivian Irusta ministra palestra com o tema “Suicídio, uma questão de vida” no Espaço Cultural da Santa Casa de Jahu.

 

Em 22 de setembro, um sábado,  às 9h e às 16h, o Departamento de Vigilãncia Epidemiológica, ligado à Secretaria de Saúde, distribui panfletos sobre a prevenção ao suicídio, realiza aferição de pressão arterial e na Praça da República (Jardim de Baixo).

 

No domingo dia 23,  às 16h, o Grupo Eu me Importo realiza uma Caminhada pela Vida, com saída da Praça da República (Jardim de Baixo) e chegada no Parque do Rio Jahu.

 

Na quinta-feira, dia 27, às 19h, a equipe  a equipe da Casa Rosa ministra palestra com o tema “Prevenção de Suicídio” para alunos da faculdade UNOPAR, localizada à Rua Gaudêncio Guacelli, 50.  Às 19h30, na Escola Estadual “Professor Antonio Terézio Mendes Peixoto”,  no Jardim Padre Augusto Sani,  as psicólogas Ellen C. Fabri e Silvia R C Bonome Vanzelli palestram para os alunos o tema “Conhecer para prevenir”.

 

“O movimento “Setembro Amarelo” vem trazer essa visibilidade necessária ao tema, conscientizando e estimulando a fala e prevenção. Por fugir do assunto, pessoas que ouvem ideias suicidas vindas de alguém próximo não se atentam para a seriedade disso, pensam que é "drama" ou realmente escolhem não escutar por não saber como lidar com isso, como ajudar. Devemos estar atentos aos sinais emitidos pelas pessoas o tempo todo. Não há apenas um fator determinante para o suicídio. Temos que desmistificar e falar sobre o assunto, para adquirirmos conhecimento e ter uma escuta diferenciada para prevenção do mesmo”, diz a coordenadora da Casa Rosa, Mônica Queiroz Ferreira Lima.

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2018. Todos os direitos reservados