quarta, 21 de novembro de 2018
Início » Geral » Município anuncia 258 cirurgias de catarata

Município anuncia 258 cirurgias de catarata

O objetivo é realizar 65 cirurgias por mês, dentro do prazo de quatro meses.

Gravatar
17/08/2018 às 09h50
Márcia Nassif, Rafael Agostini e Wagner Brasil

Márcia Nassif, Rafael Agostini e Wagner Brasil

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Saúde, comunicou nesta quinta-feira (16/08) que  foi  repassada  ao  município  emenda parlamentar no valor de  R$ 198.000,00 para realização de 258 cirurgias de catarata. A Prefeitura firmou parceria com a Santa Casa para realização dos procedimentos.

"Estamos anunciando hoje um projeto do município sobre cirurgias eletivas, especificamente, cirurgias de catarata. Estamos liberando 258 cirurgias no município para início em setembro. e providenciando mais 200 cirurgias até o final do ano. O convênio com a Santa Casa já está assinado".

O objetivo é realizar 65 cirurgias por mês, dentro do prazo de quatro meses, com previsão de início a partir do dia 17 de setembro. 

“O agendamento dos pacientes será através da lista, em posse da Santa Casa. Tanto os pacientes que protocolaram pedido no Centro de Atendimento Oftalmológico da Secretaria de Saúde, ou no SUS ou no Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa, todos foram incluídos na lista e serão atendidos seguindo critério das cirurgias eletivas”, informa a Secretária Marcia Nassif. 

A cirurgia de catarata é a remoção do cristalino do olho que tornou-se opaco, referenciado como catarata. Cristalino é uma lente que o olho possui, e que como o próprio nome diz é transparente. Com o passar dos anos e devido as variações metabólicas das fibras do cristalino (induzidas principalmente pela radiação ultravioleta), essa lente natural perde a transparência, ficando opaca e amarelada. Isso é o que é chamado de catarata. A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética, chamada lente intraocular, sendo assim recuperada a transparência e a visão. 

“Os pacientes chamados serão encaminhados para o Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa para a realização do exame de Biometria, importante para o médico oftalmologista calcular e definir a lente que o paciente irá receber – rígida ou flexível “, complementa a secretária.

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2018. Todos os direitos reservados