segunda, 30 de março de 2020
Início » Geral » Ato cívico marca o dia de Zumbi em Jaú

Ato cívico marca o dia de Zumbi em Jaú

No ato aconteceram criticas pela pequena presença dos próprios negros e pela ausência de vereadores em palestra realizada na Câmara na noite anterior.

Gravatar
20/11/2015 às 18h45

Galeria de Fotos

A musica afro teve presença na solenidade

A musica afro teve presença na solenidade

Cerca de 130 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira (20/11) do ato cívico pelo Dia da Consciência Negra, realizado junto ao monumento a Zumbi dos Palmares, em Jaú. Vários discursos destacaram a importância da reflexão sobre a data, como houve quem lamentou e pequena participação dos próprios negros no ato e dos vereadores em palestra na noite anterior na Câmara. Após a apresentação de capoeira houve a deposição de flores no monumento a Zumbi. A solenidade é organizada pela Associação Cultural Amukenguê, do mestre Marcial Augusto Lopes, sendo apresentada pelo secretário geral da entidade, Dilermando da Silva Filho.

Marcial Lopes lembrou que a Amukenguê tem 32 anos e desde o início trabalha na preservação da memória de Zumbi dos Palmares. Contou um pouco sobre a história do líder do quilombo, cuja data de morte é lembrada no 20 de novembro. “Zumbi é um grande herói nacional, que lutou por negros, índios e brancos”, disse.

O vereador João Carlos de Toledo, representante negro na Câmara, observou a pequena presença dos negros no ato.  “A própria raça negra tem que se valorizar mais e participar desse tipo de evento. Vejo aqui professores, muita gente, mas poucos negros. É preciso uma participação maior”, falou.

A presidente do Conselho Municipal da Participação do Negro de Jaú, Vânia Soares, começou lembrando que em Jaú tem o feriado do Dia da Consciência Negra, o que nem todos os municípios conseguiram. “Para coroar tudo isso tivemos a criação do Conselho da Comunidade Negra, que cuida de políticas públicas para melhorar a qualidade e a condição de vida, além de proporcionar condições de igualdade para nós””, falou.  Ela lembrou que na noite anterior o Conselho promoveu palestra na Câmara com a convidada, dra. Claudia Patricia de Luna, “mas para nossa surpresa, tivemos a ausência de alguns vereadores”.

A presidente da Câmara, Cleonice Furquim, falou sobre o dia de conscientização para todos, negros e brancos. “Estar aqui hoje entre essas pessoas que tanto contribuíram para o engrandecimento da nossa nação, é motivo de orgulho.  A palavra de ordem hoje é a união de todos, independente de qualquer coisa”, disse a presidente.

Ana Carolina de Andrade Martins, gerente da Secretaria de Saúde de Jaú e representando o prefeito Rafael Agostini no ato, disse qe o ato lembrava a bravura e a capacidade de liderança de Zumbi dos Palmares, “que acreditou na sua luta”. Conforme Carolina Martins, “em Jaú aconteceram muitas mudanças, desde que o ex-prefeito Waldemar Bauab colocou em seu primeiro escalão  uma mulher negra (ela própria), o que teve continuidade com o prefeito Paulo Sergio Almeida Leite e acontece agora com o prefeito Rafael Agostini. Isso é engrandecedor, porque mostra a mudança na cabeça desses nossos líderes políticos, vendo que a cor não nos distingue, nem nos separa”. A final, ela apelou para que as pessoas denunciem qualquer tipo de discriminação que venham a sofrer.

Após a solenidade aconteceu uma confraternização na sede da Associação Amukenguê, no Jardim América, com churrasco, capoeira e música. Participaram o DJ Júlio C e os músicos Edson Siqueira, de Barra Bonita, e André Canto e Rima, além do mestre Elio do Berimbau, diretor de ritmo da Federação de Capoeira do Estado de São Paulo.

Neste sábado (21),  a partir das 10h, acontece mais um evento na quadra da Vila XV, organizado por Irineu Carvalho Filho, o Sabará, Na abertura acontece a execução dos hinos Nacional, de Jaú e da Negritude, seguindo-se palestra com Vânia Soares, do Conselho do Negro,  É o 1º Encontro Negro.

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados