domingo, 29 de março de 2020
Início » Geral » Cai em 10% doações de sangue ao Hemonúcleo Regional

Cai em 10% doações de sangue ao Hemonúcleo Regional

Gravatar
25/11/2010 às 08h08

No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado neste 25 de novembro, o Hemonúcleo Regional de Jaú divulga balanço que aponta queda de mais de 10% no número das doações. O comparativo foi realizado entre os meses de janeiro a outubro de 2009 e 2010 e mostra uma diferença de 1.775 para menos na quantidade de bolsas coletadas.

Os meses nos quais o número de doações foi mais baixo foram setembro de 2009 (1.491) e junho de 2010 (1.163). Já os picos ocorreram em julho de 2009 (1.968) e março de 2010 (2.404). Para Francisco Martins da Costa Filho, este foi um ano atípico, já que a redução tem como principal causa o período de estiagem prolongada. "Muitos são doadores de repetição ou pretendiam doar tiveram infecções no trato respiratório, gripes, bronquites, pneumonia, sinusite, resfriados. Doentes, era impossível colaborar", explica.

Coletas externas, campanhas e a divulgação na mídia foram algumas das alternativas encontradas pela equipe para tentar sanar o problema. Para atender os nove municípios e 11 hospitais da região, o local necessita de aproximadamente 60 doadores diários. Hoje, recebe uma média de 20. "Cerca de 50% do estoque do Hemonúcleo Regional de Jaú é mantido por doações internas, de pessoas que se deslocam até o hemonúcleo para contribuir. Os outros 50%, por meio de campanhas em Jaú, na região e em cidades de outras regiões que enviam pacientes para receberem tratamentos principalmente no Hospital Amaral Carvalho ", explica Francisco.

Mensalmente, cerca de 1.400 bolsas de sangue são doadas. O número ideal para a manutenção dos estoques para o atendimento da região de Jaú é de duas mil bolsas. Por isso, Francisco faz um apelo a população de Jaú e região, para que compareçam ao Hemonúcleo ou nas campanhas realizadas nas cidades da região. "Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar outras pessoas que na maioria das vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo, somente 30 minutos, para doar um pouco de seu sangue, o doador irá ajudar a salvar a vida de até três pacientes diferentes", enfatiza o coordenador.

O Hemonúcleo Regional de Jaú funciona no Hospital Amaral Carvalho, das 7h30 às 16h, de segunda à sexta. Na quarta-feira, o horário de atendimento é estendido até as 20h. Aos sábados as doações podem ser feitas das 7h30 às 11h30.
 

Mais sobre: Hemonúcleo

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados