segunda, 20 de janeiro de 2020
Início » Geral » Professores grevistas reclamam da ação de diretores

Professores grevistas reclamam da ação de diretores

Em Jaú, a paralisação dos professores é parcial. Não há números de quantos aderiram ao movimento, mas a Diretoria de Ensino diz que todas as 46 escolas das 15 cidades da região tem aulas.

Gravatar
20/03/2015 às 08h32
Grevistas fizeram manifesto em frente da Diretoria Regional de Ensino

Grevistas fizeram manifesto em frente da Diretoria Regional de Ensino

Um grupo de cerca de 30 professores estaduais em greve foi recebido na tarde desta quinta-feira (19) pela dirigente regional de Ensino de Jaú, Carla Mattar Karam. Primeiro eles fizeram uma concentração em frente ao prédio do órgão, na esquina das ruas Tenente Lopes e Visconde do Rio Branco, onde abriram faixas e  improvisaram instrumentos para um batuque.  Nas faixas, entre os dizeres, lia-se “Governador que não respeita o sindicato é autoritário”,  “Senhores pais, apoiem a nossa luta: não mandem seus filhos à escola durante a greve”.

Em Jaú, a paralisação dos professores é parcial. Não há números de quantos aderiram ao movimento, mas as informações do sindicato da categoria, a Apeoesp, é que estão parados parte dos professores das escolas Túlio Espíndola de Castro, Caetano Lourenço de Camargo, Major Prado, Dr. Tolentino Miraglia e hoje devem aderir também os professores da escola Dr. Domingos de Magalhães.

Maria de Lourdes Mantovani Pavan, coordenadora da Apeoesp, disse que foi pedir à dirigente de Ensino a não ingerência do órgão no movimento dos professores, o que estaria acontecendo através de diretores das escolas.  “Os diretores enviam  comunicados à imprensa para que os pais mandem os filhos às escolas que elas não estão em greve, além de colocarem professores substitutos que não dão aulas para os poucos alunos que comparecem. Reunem os estudantes de várias séries na mesma sala e passam filmes ou fazem qualquer atividade. Isso não é ter aula”, falou a dirigente.  E completou: “Nós temos o compromisso de repor as aulas após a paralisação, como sempre fizemos. Os pais podem ficar tranquilos”.

Carla Karam disse que recebeu os professores grevistas e que vai analisar o que foi apresentado e encaminhar  à Secretaria de Educação do Estado. “Coloquei para eles que o aluno tem direito a educação. Nós, em nenhum momento fizemos ameaça a professores. Apenas ressaltamos que os alunos tem direito às aulas. Vamos verificar com os supervisores o acompanhamento em relação às aulas que estão sendo dadas nesse período”, disse.

A dirigente disse que há uma pequena adesão à greve mas que todas as  46 escolas da região,  em 15 cidades, subordinadas à Diretoria Regional de Ensino de Jaú, tem aulas.  A DRE de Jaú conta com 29.638 alunos  e 1958 professores nos 15 municípios, sendo 77 substitutos e 1881 docentes das categorias O, S e efetivos.

A Apeoesp faz nova assembleia estadual hoje, às 14h, no vão livre do Masp, na avenida Paulista, em São Paulo. A entidade pede que as suas unidades pelo interior intensifiquem o movimento.  No segundo dia de paralisação,  na terça-feira, o movimento tinha a adesão de 30% dos professores, segundo a Apeoesp estadual. A intenção era chegar aos 70% até o final desta semana.

Os professores reivindicam melhores condições de trabalho, o que inclui o desmembramento das salas superlotadas, melhorando assim as condições para docentes e estudantes, e aumento de 75,33% para equiparação salarial com os demais profissionais com formação de nível superior, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).

Segundo a Apeoesp, a Secretaria da Educação fechou 3.390 classes, sendo 3.300 apenas de ensino médio, neste ano. O dado é referente a 73 regiões do estado. A ação agravou a superlotação. Turmas do ensino regular chegam a ter 60 alunos por sala e as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), até 91 alunos. Além disso, o governo estadual cortou verbas das escolas, muitas das quais não têm recursos nem sequer para comprar papel higiênico.

 

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados