quarta, 19 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Feriado da Consciência Negra gera polêmica na cidade

Feriado da Consciência Negra gera polêmica na cidade

Gravatar
05/11/2010 às 19h46
J.H. Teixeira

Está gerando polêmica em Jaú o feriado do Dia da Consciência Negra, a ser comemorado pela segunda vez no município neste 20 de novembro. O feriado municipal foi instituído no ano passado. Os lojistas querem abrir os seus estabelecimentos, porque a data cai num sábado, mas os representantes dos movimentos negros querem que a lei seja cumprida.

A preocupação do Sindicato do Comércio Varejista é que existem dois feriados na mesma semana: o dia 15, segunda-feira, é feriado da Proclamação da República e, o dia 20, sábado, da Consciência Negra.

"Não estamos desrespeitando a data, de maneira nenhuma. Aplaudimos a criação do feriado no ano passado. O que queremos é que as entidades ligadas ao movimento negro em Jaú entendam que teremos dois feriados na mesma semana e este é num sábado, um dia de maior volume de vendas pelas lojas. Além disso, o que queremos é apenas abrir as lojas de rua, do centro da cidade, até porque as lojas de shoppings, as locadoras, os supermercados, os postos de combutiveis e tantos outros estabelecimentos estarão funcionando normalmente", disse José Roberto Pena, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jaú.

O presidente do Aristocrata Clube de Jaú, José Luiz Rodrigues Borges, o Bambu, diz que a abertura das lojas será um desrespeito à lei. "Já no primeiro ano criou-se uma polêmica. Se abrirem as lojas estão descumprindo a lei e será uma falta de respeito com os afro-descendentes. Depois de tanta luta conseguimos o feriado também em Jaú. Desrespeitar isso vai tirar o brilho da data. Não queremos abrir mão do feriado", falou Bambu.

Foi marcada para a terça-feira (9/11) uma reunião entre membros do Sincomércio, Aristocrata Clube e Prefeitura para discutir a questão. "Em princípio a nossa posição é de não aceitar a abertura das lojas", completou Bambu.
 

Mais sobre: Consciência Negra

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados