terça, 27 de junho de 2017
Início » Geral » Mercadão revitalizado

Mercadão revitalizado

O secretário de Desenvolvimento, Jorge Luiz Alcalde, explica que teve início no dia 14 último o recadastramento dos 22 permissionários que mantêm boxes no Mercadão – seis boxes estão vazios e, em breve, vão passar por processo de licitação para que todas as 28 áreas de vendas sejam ocupadas.

Gravatar
22/10/2013 às 08h21
Reunião que criou a associação dos permissionários do Mercadão

Reunião que criou a associação dos permissionários do Mercadão

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio, iniciou o recadastramento dos permissionários do Mercado Municipal no trabalho de revitalização do tradicional centro de compras da cidade. Criação de uma associação de comerciantes do local, elaboração de regimento interno e licitação para preencher os boxes vazios são algumas das ações a serem executadas.

O secretário de Desenvolvimento, Jorge Luiz Alcalde, explica que teve início no dia 14 último o recadastramento dos 22 permissionários que mantêm boxes no Mercadão – seis boxes estão vazios e, em breve, vão passar por processo de licitação para que todas as 28 áreas de vendas sejam ocupadas.

A primeira reunião da Secretaria de Desenvolvimento com os permissionários foi realizada no dia 10 de outubro, no Espaço Pedagógico com praticamente todos os comerciantes. No encontro, a Prefeitura informou os planos para revitalizar o Mercadão e ouviu dos permissionários as propostas deles para essa melhoria.

De acordo com o secretário Jorge Alcalde, a criação de uma associação que represente os permissionários foi um das primeiras decisões tomadas – tanto é que ela já foi constituída, definindo como presidente Valdinei Florisvaldo João, um dos comerciantes do Mercadão. “Saiu uma comissão da reunião e já está sendo feito o estatuto da associação dos lojistas“, diz o secretário. As reuniões da comissão com a Secretaria de Desenvolvimento serão periódicas.

O próximo passo, segundo ele, é concluir o regimento interno para normatizar o funcionamento do mercado. “A partir do momento que definir o mix vamos levar para o Departamento de Licitação licitar esses boxes para serem ocupados. Isso faz parte da ação para dinamizar, incrementar, divulgar e alavancar os negócios do Mercado Municipal.”

 O secretário de Desenvolvimento informa que os permissionários atuais sugeriram alguns ramos de negócios que poderiam ocupar as áreas disponíveis. As sugestões serão avaliadas. O objetivo, diz ele, é diversificar os setores de forma a levar mais consumidores para o Mercadão.

O trabalho de recadastramento e de revitalização que está sendo feito no Mercado Municipal se assemelha ao realizado recentemente pela Prefeitura com os permissionários do Varejão Municipal.

História - A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio também está fazendo um levantamento da história do Mercado Municipal de Jaú para que seja objeto de estudo nas escolas. Jorge Alcalde pretende formalizar uma parceria com a Secretaria de Educação para que alunos das escolas municipais visitem o mercado e conheçam o patrimônio histórico.

O Mercado Municipal de Jaú foi construído em 1898, projeto por João Salomé Queiroga,  para ser um centro de comercialização de produtos da lavoura na época. Muitos anos depois chegou a ser parada de ônibus. Em 1990 sofreu um incêndio, sendo restaurado anos depois e reinaugurado em 1994. Hoje, abriga loja de produtos populares, com destaque para uma tradicional pastelaria. O mercado fica na Rua Visconde do Rio Branco, centro.

 

Um comentário(Deixe o seu)

  • Luiz Carlos Direnzi

    Infelizmente o nosso mercado municipal perdeu suas características. Diferentemente de outros mercados em outros municipios o nosso atende ao setor de lojas de roupas, quando deveria ter uma diversificacão.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados