terça, 27 de junho de 2017
Início » Geral » Associação dos Aposentados comemora 20 anos

Associação dos Aposentados comemora 20 anos

Em 11 de setembro de 1993 foi redigida a ata e eleita a primeira diretoria, presidida por Wilson de Lima. Os sócios tiveram que fazer uma “vaquinha” para pagar o registro da ata em cartório, que custou à época 11 mil cruzeiros.

Gravatar
06/09/2013 às 09h03
Sede da associação na rua Humaitá, perto da Estação Rodoviária.

Sede da associação na rua Humaitá, perto da Estação Rodoviária.

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e Região está completando 20 anos. Fundada oficialmente em 11 de setembro de 1993, a entidade  que hoje congrega perto de cinco mil associados de Jaú e região, começou quando dois senhores aposentados, Jose Carlos da Rocha Barros e Elyzeu Germano Zago apresentaram um projeto para a formação de uma associação de aposentados e pensionistas, com o objetivo de congregar a população da terceira idade, cuja união daria voz ativa em defesa de seus direitos, até então esquecidos.

Publicado na imprensa, o fato chamou a atenção de José Paulo Cabral de Vasconcelos, que procurou os amigos e falou que também alimentava o sonho de organizar uma associação. Uma segunda reunião aconteceu, ai com mais presenças e o Sindicato da Construção  e Mobiliário, emprestou um salão na rua Amaral Gurgel, 134, para os encontros.

   Uma comissão formada por Heidir Volpato, José Ferro e José Paulo Vasconcellos foi a Bauru visitar a associação daquela cidade e trouxeram os estatutos  e muitas orientações. O prefeito era Waldemar Bauab, que cedeu uma casa velha na rua Campos Salles, onde as reuniões passaram a acontecer. O prefeito fez isso pelas amizade e admiração que tinha por Diomar Rosa, o Pichinin, um dos fundadores.

      Em 11 de setembro de 1993 foi redigida a ata e eleita a primeira diretoria, presidida por Wilson  de Lima.  Os sócios tiveram que fazer uma “vaquinha” para pagar o registro da ata em cartório, que custou à época 11 mil cruzeiros.

            Já com 200 sócios, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e Região  ganhou três mesas, 12 cadeiras de ferro e uma geladeira emprestada. Montou um salão de barbeiro e comprou uma linha telefônica.

     Após quase um ano de funcionamento a entidade descobriu a possibilidade de oferecer um plano de saúde aos associados, através da Unimed. Foi a solução financeira. Muito mais pessoas passaram a se associar por causa do plano de saúde.

Nos anos seguintes, com grande crescimento, a Associação conseguiu adquirir uma sede na rua Sete de Setembro. Diomar Rosa sucedeu Wilson Lima na presidência. Em 1999, Manoel Garcia Vilches venceu a eleição. Ele comprou um prédio velho, reformou-o e instalou ali a nova sede da Associação, na rua Humaitá, onde ela se encontra até hoje. “Mas tentou alterar o estatuto para se perpetuar no poder”, conforme é contado no próprio site da entidade. A eleição de 2003 foi anulada a diretoria deposta e em seu lugar assumiu uma junta provisório tendo à frente Sérgio de Oliveira Lima, que ficou na presidência até a nova eleição, em  abril de 2004, quando Décio Grizzo foi eleito.

Essa diretoria, depois reeleita, ficando oito anos à frente da Associação, conseguiu promover muitas realizações. Foi informatizada a associação e a farmácia, o estatuto foi reformado; foi montado consultório dentário, reformada e ampliada a farmácia; o prédio foi ampliado com mais 400 m² de construção onde passou a funcionar o salão de festas. Além disso  montados consultórios de várias especialidades, ampliado o atendimento de fisioterapia, organizados ao bailes e festas nas datas especiais; promovidos diversos passeios e excusões e reativado o jornal da Associação.

Em abril de 2008, Décio Grizzo foi reeleito presidente. No começo de 2011 foi eleito Otacílio Antonio Rosatti como o novo presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e Região, cargo que ocupa atualmente, presidindo as comemorações dos 20 anos.

A diretoria tual é composta dos seguintes membros:

   - Presidente: Otacilio Antonio Rossatti

   - Vice-presicente: Oraldo Frascarelli

   - 1º Secretário: Milton Fraschetti

   - 2ª  Secretário: José Roberto Ometto

   - 1º Tesoureiro: Décio Grizzo

   - 2º Tesoureiro: Ademar Agostini

   - Diretor Social: Diogo Nery Sanches

   - Diretor Patrimônio: Belmiro Basso

   - Repres. Federação: José de Castro

   - Confederação: Angelo Gaeta Neto

   - Presidente Cons. Fiscal: Teresinha R. Pavão da Silva

   - Membros Cons. Fiscal: Dirceu Testa e Dirceu Magrini

   - Suplentes Cons. Fiscal: Wilson Cezar Lima e Edison Martins

Mais sobre: aposentados

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados