domingo, 24 de setembro de 2017
Início » Geral » Aos heróis de 1932

Aos heróis de 1932

Durante a solenidade, um cidadão atravessou a rua em frente ao palanque dizendo palavras em defesa da permanência do Tiro de Guerra em Jaú. O prefeito Rafael Agostini respondeu ao final, em entrevista. garantindo a permanência da corporação na cidade.

Gravatar
09/07/2013 às 12h49

Galeria de Fotos

Tiro de Guerra abriu o desfile dos 81 anos da Revolução Constitucionalista

Tiro de Guerra abriu o desfile dos 81 anos da Revolução Constitucionalista

Mais uma vez Jaú comemorou neste 9 de julho o aniversário da Revolução Constituicionalista de 1932. Lembrou os seus heróis da luta paulista por uma Constituição e prestou homenagens aos que se destacam na defesa dos ideais constitucionalistas, oferecendo-lhes a Medalha do Mérito Constitucionalista. Militares e civis receberam as homenagens, entre eles o prefeito Rafael Agostini,  o gerente de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, Jefferson Miranda,  o professor Ismar de Paula Souza, o promotor aposentado e escritor, Adão Levorato.

Quando se esperava que o movimento “Vem pra rua” pudesse realizar alguma manifestação aproveitando o palanque de autoridades e o público com centenas de pessoas na rua, nada disso aconteceu. Um cidadão, no entanto, atravessou a rua em frente ao palanque dizendo palavras em defesa da permanência do Tiro de Guerra em Jaú. O prefeito Agostini respondeu ao final, em entrevista.

O tenente-coronel Ramis Ramses Raduan, comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar leu a  mensagem alusiva à data. O prefeito Rafael Agostini também falou. “O principal objetivo é que todos possamos refletir sobre a memória desse fato, a luta pelos nossos direitos, sejam sempre revividas nesses momentos. E que isso pode servir de exemplo para que a gente continue a nossa luta pelos nossos direitos. É nosso dever zelar pela manutenção dessa tradição. Viva 9 de Julho! Viva o nosso Estado de São Paulo!”, falou o prefeito.

Além de cantar o Hino Nacional na abertura da solenidade, o empresário e cantor Luiz Carlos de Campos Prado, cantou também a “Passo do Soldado”.  Foi acompanhado pelos atiradores do Tiro de Guerra 02-019, pelo presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC de Jaú, Antonio Fernando Reginato, e pelo grande estudioso da Revolução Constituição e na oportunidade representante um soldado constitucionalista, Marcus Tadeu Almeida do Carmo.

O radialista Antenor Zago declamou no palanque a “Oração diante da última trincheira”, de Guilherme de Almeida.

Após as entregas de medalhas aos homenageados houve e deposição de coroa de flores no monumento aos heróis de 1932 existente na praça da República. Teve o toque de silêncio e salva de tiros de fuzil pelos atiradores do TG 02-019.

Em seguida começou o desfile, aberto pelo Tiro de Guerra, seguida pela Polícia Militar, Escoteiros do Grupo Ibi-Re-Ig, cavaleiros, faixas com os nomes dos jauenses e da região que morreram na luta, Fanfarra da Escola Túlio Espíndola de Castro e Banda Marcial Municipal de Bocaina. Defilaram também viaturas da policiais Militar, Rodoviária, Ambiental e Corpo de Bombeiros.

No meio do desfile, o jornalista Waldo Claro atravessou a rua em frente ao palanque e gritou contra uma possível saída do Tiro de Guerra de Jaú. “Que ninguém tire o Tiro de Guerra de Jaú”, disse. Como o prefeito Agostini havia declarado que pretende utilizar a sede do TG para outra atividade, embora não tenha dito que a corporação seria desativada na cidade, entendeu-se que a manifestação seria contra ele.

“O cidadão que se manifestou é um partidário do PTB, conhecido por todos. Acredito que tenha sido algo encomendado. Mas isso não me abala. O Tiro de Guerra vai para um lugar muito melhor e vai surpreender a todos quando a gente divulgar. Nesse novo local vai poder dar uma contribuição muito maior para Jaú. Vou fazer surpresa. Como também var ser muito boa a nova destinação do atual prédio do Tiro de Guerra”, disse o prefeito Agostini.

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados