sexta, 23 de junho de 2017
Início » Geral » Festival Caipira em Pouso Alegre começa dia 21

Festival Caipira em Pouso Alegre começa dia 21

O objetivo do Festival Caipira é resgatar, trabalhar e fortalecer a identidade cultural do universo caipira; estimular ações de educação ambiental pela cultura; fortalecer e desenvolver o turismo cultural e gastronômico.

Gravatar
12/06/2013 às 22h37

A Prefeitura de Jaú e a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo realizam de 21 a 23 de junho o Festival Caipira 2013, com uma série de atrações concentradas no bairro Pouso Alegre de Baixo. Uma missa caipira no dia 21, com o Coral Nossa Senhora do Patrocínio abre o festival às 20h na Igreja Santa Luzia. No mesmo dia tem ainda o Lançamento Festival Gastronômico, Feira de Artesanato e Quermesse. Fecha a noite o Grupo Viola Cabocla na Associação dos Moradores de Pouso Alegre de Baixo.

No sábado tem apresentação da Quadrilha Municipal Caipira, às 19h, seguido pelo Festival Gastronômico, feira de artesanato e quermesse. O show musical do dia é a banda Comandante Jão. No domingo, às 10h, será realizada a Cavalgada dos Tropeiros na praça da igreja do bairro.  Em seguida tem o almoço caipira e o Festival Caipira a partir das 13h.

O objetivo do Festival Caipira é resgatar, trabalhar e fortalecer a identidade cultural do universo caipira; estimular ações de educação ambiental pela cultura; fortalecer e desenvolver o turismo cultural e gastronômico.

O Festival ocorre fundamentalmente no Bairro do Pouso Alegre. Fundado no século 19, abriga uma igreja e casario com estilo eclético, compondo paisagem bucólica cercada por matas e riachos. A intenção de centralizar o festival no local é resgatar a identidade caipira por intermédio de diversas formas de arte.

Programação do Festival

Sexta-feira (21)

20h – Missa Caipira - Coral N. Sra. Do Patrocínio

Abertura oficial do Festival

Local– Igreja Santa Luzia

Sinopse: O Coral Nossa Senhora do Patrocínio nasceu da necessidade de se ter um coral misto para animar as principais solenidades da Liturgia Católica da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.

Em janeiro de 2009 foi lançada a idéia e as inscrições para a seleção dos futuros coralistas. As atividades tiveram início em 2 de fevereiro do mesmo ano e sua estréia na Missa da Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio no dia 15 de agosto de 2009, que também se comemora o aniversário da cidade de Jaú.

O coral é formado por fiéis de toda comunidade católica jauense e tem por finalidade difundir o canto coral sacro zelando pelo aprimoramento do nível técnico artístico, espiritual e moral da imagem humana, integrando os membros da comunidade católica em geral para promover através do canto em grupo, o crescimento cultural, intelectual e espiritual em seus membros, além de despertar nos ouvintes a elevação de espírito facilitando assim, a oração e o contato com Deus para o desenvolvimento da espiritualidade.

Desde sua criação tem como pianista titular o músico e compositor Antonio Waldemir de Oliveira. A diretora artístico musical titular é a regente e professora especialista Katia Baccarin, que também responde pela orientação técnico-vocal

 

21h – Lançamento Festival Gastronômico

Feira de Artesanato e Quermesse

Sinopse: Comidas típicas e o gostinho já tradicional da comida de Pouso Alegre é uma atração que fisga o publico pelo estômago. A Feira de Artesanato conta com barracas variadas de tricô, crochê, sabonetes artesanais, ponto cruz, arte em tela, chinelos bordados, vagonite, rasteiras, decoupage, cabaças, bijuterias de papel, biscuit , artesanato com recicláveis, artesanato em couro (bolsas e acessórios), entre outros.

 

21h30. Palco 1: Grupo Viola Cabocla

Local: Associação dos Moradores de Pouso Alegre de Baixo

Sinopse: Em 2004, os músicos Márcio Rocha, André Peres e Lu Mani reuniram-se para uma apresentação no Sarau da Biblioteca Municipal de Araraquara, evento que reuniu vários artistas da região em homenagem ao aniversário de nascimento do cantor Cascatinha, da dupla Cascatinha & Inhana. Após tal fato, convidaram o músico Pedro Vieira e montaram o grupo Viola Cabocla, que com essa formação, deu início a seus shows no Arraial da Solidariedade ao lado de Almir Sater. O grupo já se apresentou em grandes festivais e em diversos lugares pelo Brasil. No espetáculo, intitulado “Do Bagaço à Cana”, o grupo canta os grandes compositores do universo caipira e alguns dos seus mais autênticos herdeiros, além de músicas que marcaram época e influenciaram gerações, como Cana Verde (Tonico e Tinoco), Moreninha Linda (Tonico, Priminho e Maninho), Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira), entre outras.

Sábado (22)

19h – Quadrilha Municipal Caipira

Local: Associação dos Moradores do Pouso Alegre de Baixo

Sinopse: Um Casamento na Roça e uma Quadrilha Caipira, numa iniciativa da Oficina Municipal de Dança de Salão, coordenada pelo professor Marcus Piola em parceria com a Secretaria de Cultura. O Casamento na Roça e a Quadrilha Caipira serão apresentados pelos alunos da oficina e objetiva a descontração e a animação em ritmo de festa junina. 


20h – Festival Gastronômico

Feira de Artesanato e Quermesse

 

22h. Palco 1: Comandante Jão

Local: Associação dos Moradores de Pouso Alegre de Baixo

Sinopse: Músicas empolgantes e com grande interação com o público, fazendo uma releitura do sertanejo tradicional, trazendo letras com temas modernos e elementos acústicos. Esta definição de Sertanejo Universitário encaixa-se perfeitamente com o trabalho da Banda Comandante Jão, que surgiu da paixão pela música de um grupo de amigos. Qualidades musicais independentes, harmonia e amizade na integração do grupo, repertório moderno e empolgante e integração com o público são as marcas da Comandante Jão. A banda é formada por Juninho Otolani (bateria), Helton de Oliveira (percussão), Rafael Vieira (violão/guitarra), Cazu (teclado/Sanfona), Renan Felipe (voz).

Domingo (23)

10h – Cavalgada dos Tropeiros

Local: Praça da Igreja de Santa Luzia

Sinopse: Para quem procura uma atividade tranquila e aprazível e com ares do campo, a Cavalgada dos Tropeiros proporcionará essa diversão. Uma boa opção para levar a família toda sem preocupação nenhuma. As belas paisagens do passeio irão remeter aos praticantes a atmosfera do homem do campo, como ele se desloca para os locais de destino.

12h – Almoço

Local: Associação dos Moradores do Pouso Alegre de Baixo

Sinopse: Em continuidade ao Festival Gastronômico, no domingo o já tradicional almoço da Associação de Moradores de Pouso Alegre de Baixo irá propiciar mais um bom momento de delícias culinárias. Com o gostinho típico do bairro o almoço é uma ótima oportunidade para reunir a família no domingo.

 

13h – Festival Caipira

Local: Palco 2 – Associação dos Moradores de Pouso Alegre de Baixo.

Sinopse: José Luiz Lyra, o "Zé Lyra - o moço que o povo admira". Radialista sertanejo, há mais de 30 anos, será o apresentador do Festival de Música Caipira, que conta com duplas sertanejas de todo o interior paulista. Este ano mais uma vez o Festival Caipira premiará duplas que apresentarem o grau técnico diferenciado e encantar o público que comparecer a esta tarde de boa música caipira.

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados