terça, 27 de junho de 2017
Início » Geral » Confirmado primeiro caso de gripe A este ano

Confirmado primeiro caso de gripe A este ano

O caso positivo de Jaú foi confirmado em plena campanha de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada até o próximo dia 29.

Gravatar
24/05/2013 às 09h05

O secretário de Saúde, Gilson Scatimburgo, confirmou ontem à tarde o primeiro caso de gripe A, a H1N1, em Jaú, neste ano. Trata-se de um homem, de 55 anos, cujo bairro não foi revelado, mas que apresentou resultado positivo entre os 10 casos suspeitos notificados. Outro caso positivo foi registrado mas neste caso a pessoa não é de Jaú, mas de Avaré, que estava em tratamento no Hospital Amaral Carvalho. Os outros oito casos deram resultado negativo.

O caso positivo de Jaú foi confirmado em plena campanha de vacinação contra a gripe, que  foi prorrogada até o próximo dia 29.  A campanha, no entanto, é direcionada a pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças, gestantes, trabalhadores da saúde e mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias. Como o caso positivo tem 55 anos, ele não faz parte do público-alvo da campanha.

Este ano, conforme o secretário de Saúde, Gilson Scatimburgo, a situação até agora está absolutamente controlada em relação a gripe A. No ano passado foram registradas 36 notificações, sendo que oito casos da doença foram confirmados e ocorreram duas mortes, a de um homem de 67 anos, no dia 27 de julho, e de uma mulher de 39 anos, em 6 de agosto. Entre os oito casos  confirmados em 2012 quatro eram em crianças com até nove anos e os outros em adultos de 25, 39, 48 e 67 anos.

Antes de a campanha de vacinação ser prorrogada até o dia 29 em todo o país, Jaú  havia vacinado contra a gripe , até o dia 6 deste mês, 68,94% do público-alvo.  Mais de 17 mil pessoas das 24.682 que o município pretende vacinar em 2013 receberam a imunização.

As recomendações básicas para evitar a transmissão e a contaminação do vírus são lavar as mãos constantemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool, evitar coçar os olhos, não ficar em locais com aglomeração e usar lenço ou o braço para cobrir a boca ao tossir ou ao espirrar.

Mais sobre: Gripe A, H1N1

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados