sexta, 20 de outubro de 2017
Início » Geral » Faz 86 anos

Faz 86 anos

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, reforça que ainda há muito a se contar sobre esse acontecimento. “Temos que lutar para que o feito do Comandante João Ribeiro de Barros tenha seu devido espaço na educação do Brasil. Cabe a nós lutar por essa difusão”.

Gravatar
27/04/2013 às 09h05
Chegada do hidrovião Jahu à represa de Santo Amaro, em São Paulo.

Chegada do hidrovião Jahu à represa de Santo Amaro, em São Paulo.

A Prefeitura de Jaú, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, abriu namanhã desta sexta-feira (26/04) as comemorações do 86º aniversário da travessia aérea do hidroavião Jahu sobre o Atlântico Sul, conduzido pelo comandante jauense João Ribeiro de Barros, em 28 de abril de 1927.

A cerimônia cívica foi realizada em frente ao monumento de João Ribeiro de Barros (localizado na Praça Siqueira Campos) e contou com a presença do sobrinho do Comandante João Ribeiro de Barros, Sr. Rubens Ribeiro de Barros, do prefeito Rafael Agostini, do presidente da Câmara, Roberto Carlos Vanucci, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, além de vários vereadores, secretários e autoridades civis e militares.

Na solenidade, foram executados o Hino Nacional e Hino à Jaú, interpretados pelos alunos das Escolas Pádua Salles e Major Prado. Após isso, houve o relato de um breve histórico da travessia e homenagem do Tiro de Guerra com uma salva de tiros.

Segundo o sobrinho do aviador, Sr. Rubens Ribeiro de Barros, o Comandante João Ribeiro de Barros nunca esqueceu Jaú. “O reide só foi realizado nessa data por causa das sabotagens que fizeram em seu hidroavião. Pois de outra maneira ele já teria completado o trajeto em 1926 e não em 1927, data da sua saída em Gênova. Com tristeza vemos que nossos heróis são esquecidos”.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, reforça que ainda há muito a se contar sobre esse acontecimento. “Temos que lutar para que o feito do Comandante João Ribeiro de Barros tenha seu devido espaço na educação do Brasil. Cabe a nós lutar por essa difusão”. 

Para o prefeito Rafael Agostini, é uma honra muito grande para a cidade o feito do aviador João Ribeiro de Barros. “Ele protagonizou uma cena muito importante na história da aviação. É nosso dever, é nossa missão fazer com que essa história seja preservada, que esse feito seja perpetuado na memória e no coração de todos os brasileiros. O Brasil é um país pioneiro na aviação, com quadros importantíssimos na história da aviação mundial. João Ribeiro de Barros é um dos filhos dessa primeira geração de brasileiros que foram pioneiros na aviação mundial. Infelizmente as questões políticas da época acabaram por submeter um fato histórico e relevante para a aviação internacional ao patamar inferior dos interesses momentâneos e perenes políticos daquele momento”.

Além da cerimônia oficial, neste dia 27 de abril haverá o evento “Uma noite no museu – especial aniversário do Reide”, que acontecerá no Museu Municipal “Rafael Toscano”. Por meio de interpretação de personagens que fizeram parte do Reide histórico, atores do grupo Missão Urbana e Grupo Teatral Epifania contam aspectos importantes desse grande feito, buscando levar o participante a uma verdadeira viagem no tempo.

Já de 28 de abril a 11 de maio, haverá a exposição “João Ribeiro de Barros e o Reide” no Museu Municipal “Rafael Toscano”. Os presentes poderão apreciar uma mostra inédita de mais de cinquenta objetos relacionados à primeira travessia aérea do Atlântico Sul realizada por uma equipe brasileira, retomando, assim, a importância desse feito histórico e mostrando suas influências na cultura popular brasileira. Estarão expostos selos, bebidas, camisetas de time de futebol, histórias em quadrinhos, caricaturas e livros criados em homenagem a esse notável vôo. A bravura da tripulação do Jahu também é lembrada por meio de medalhas.

 

Um comentário(Deixe o seu)

  • Wendel

    Teixeira para parabéns pelo belíssimo trabalho que o senhor faz , trazendo informação , cultura e direito de expressar nossa opinião sobre assuntos de nossa cidade, abraços de um amigo que admira e muito seu trabalho.Nunca desista de seu proposito a cadeira vai ser sua .

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados