terça, 12 de dezembro de 2017
Início » Geral » Vôo do Jahu será comemorado a partir deste dia 26

Vôo do Jahu será comemorado a partir deste dia 26

Além de ato cívico na praça Siqueira Campos, junto ao monumento ao aviador jauense, acontecem outros dois eventos comemorativos dos 86 anos do feito histórico no Museu Municipal.

Gravatar
24/04/2013 às 08h23

Os 86 anos do histórico vôo do jauense João Ribeiro de Barros, na travessia do Atlântico Sul da Itália para o Brasil, em 1927, com o hidroavião Jahu,  serão comemorados a partir deste dia 26, com três eventos. O primeiro será o ato cívico junto ao momento ao aviador, na praça Siqueira Campos, no centro de Jaú. Depois haverá uma noite de visita aio Museu Municipal e, no dia 28, data do aniversário do vôo, será aberta uma exposição que se estenderá até 11 de maio.

Confira a programação elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo:

26/04: Ato Cívico:

Praça Siqueira Campos - 9h - participação gratuita.

 

27/04: Uma Noite no Museu: Especial Reide Genova-Santo Amaro.

Sinopse: O evento contará com a interpretação de personagens que fizeram parte do Reide histórico e que vão contar aspectos importantes desse grande feito buscando levar o participante a uma verdadeira viagem no tempo. Fazem parte deste projeto atores do grupo Missão Urbana e Grupo Teatral Epifania, o show inicia-se sempre com um sarau promovido pela ONG Benditus Literatus e tem como encerramento uma agradável apresentação musical.

 

28/04: Exposição: João Ribeiro de Barros e o Reide

Sinopse: Do dia 28 de abril até o dia 11 de maio, o Museu Municipal Rafael Toscano apresenta uma exposição inédita que reúne mais de cinquenta objetos relacionados à primeira travessia aérea do Atlântico Sul realizada por uma equipe brasileira. Sob o comando de João Ribeiro de Barros, a aventura aconteceu em 1927 a bordo de um hidroavião Savoia-Marchetti S.55, adquirido pelo próprio comandante na Itália e batizado como Jahú, em homenagem à cidade natal do aviador, no interior paulista.

A exposição é organizada a partir do acervo do colecionador Alexandre Baptista, para comemorar os 86 anos da chegada do Jahú ao Brasil. O evento também retoma a importância desse feito histórico e mostra suas influências na cultura popular brasileira. Estarão expostos selos, bebidas, camisetas de time de futebol, histórias em quadrinhos, caricaturas e livros criados em homenagem a esse notável vôo. A bravura da tripulação do Jahú também é lembrada por meio de medalhas.

“Se hoje é extremamente difícil a realização desse vôo, mesmo com inúmeros recursos de navegação, imaginem o que foi este feito, há 85 anos, com a tecnologia disponível na época”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM. A mostra é gratuita e ocorre na sala do museu dedicada ao aviador jauense João Ribeiro de Barros.

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados