segunda, 26 de junho de 2017
Início » Geral » Deputado inclui Jaú em programa de castração de animais

Deputado inclui Jaú em programa de castração de animais

Feliciano Filho disse que a pedido do vereador Coló está incluindo Jaú no rol das cidades que terão um programa de castração de animais. “Estamos encaminhando pedido de verba pública para políticas públicas de castração e identificação dos animais. Deveremos fazer um trabalho regional”, disse.

Gravatar
05/04/2013 às 08h04
Vereador Tito Coló e deputado Feliciano em entrevista na frente da Câmara

Vereador Tito Coló e deputado Feliciano em entrevista na frente da Câmara

O deputado estadual Feliciano Nahimy Filho, do PEN (Partido Ecológico Nacional) esteve ontem em Jaú e falou na Câmara sobre as suas propostas em defesa dos animais. O parlamentar, que esteve na cidade a convite do vereador Tito Coló Neto (PSDB) é considerado recordista mundial de proposituras em defesa dos animais. Cerca de 60 pessoas compareceram para ouví-lo, inclusive de associações protetoras de animais de Dois Córregos e de Mineiros do Tietê. Além de Coló e do deputado, também formaram a mesa o vereador Charles Sartori (PMDB) e Wilson Turini, chefe de Gabinete, representando o prefeito Rafael Agostini.

Feliciano Filho disse que a pedido do vereador Coló está incluindo Jaú no rol das cidades que terão um programa de castração de animais. “Estamos encaminhando pedido de verba pública para políticas públicas de castração e identificação dos animais. Deveremos fazer um trabalho regional”, disse.

Conforme o deputado, é preciso fazer uma castração por saturação nos bairros. “Não pode castrar uma cadela aqui, outra ali. Trabalhando em conjunto evitamos o trânsito de animais para lá e para cá”. Observou. Os recursos para esse programa seriam através de convênio entre município e Estado. “Não havia previsão de recursos estaduais para a castração dos animais. Após a minha lei 12.916, de 2008, esta criou a base jurídica para a instituição dessas políticas. Em 2011 conseguimos castrar e identificar perto de 20 mil cadelas e gatas em 20 municípios. Em cidades pequenas chegamos a zerar, não tem mais animais para castrar. O caminho é esse, porque daqui a pouco a população de cães e gatos vai superar a população humana”, explicou o deputado.

Feliciano Filho esclareceu que a castração com identificação, ou seja, com a colocação de chip, gira em torno de R$ 120,00 por animal, dependendo da empresa que vai fazer.

O fato de Jaú ter uma Clínica Veterinária Municipal, como tem aquela que foi criada por iniciativa do vereador Tito Coló, é muito importante segundo o deputado Feliciano. “A Prefeitura tem que fazer um trabalho no Centro de Controle de Zoonoses, visando cuidar das doenças transmissíveis.. Depois tem que criar uma coordenadoria de defesa e bem-estar dos animais, que vai fazer resgate de animais em risco. E, muito importante, é dar o atendimento gratuito na clínica a quem não pode pagar um veterinário. A pessoa que é pobre também tem o direito de ter o seu animal. Isso sim é praticar um bom controle de zoonose”, observou.

O deputado se colocou à disposição para tudo o que for necessário, mas adiantou que não há dinheiro do Estado para custeio. “Recursos para programas nós conseguimos, mas não há para custeio, mesmo porque não existe SUS para animais”, completou Feliciano.

O vereador Tito Coló agradeceu a vinda do deputado e ao público que compareceu. Disse que logo virão recursos através do deputado Feliciano para uma grande campanha de castração e identificação de animais na cidade.

Mais sobre: animais, zoonose, castração

Um comentário(Deixe o seu)

  • maria angelica de godoy

    Obg Teixeira por publicar matéria sobre a vinda do Deputado Feliciano Filho a Jaú. Quem, como eu, n pode comparecer a palestra, tomou conhecimento de tudo q foi dito e proposto por Feliciano Filho através do Jaunews, já q nem a TV Câmara transmitiu o evento!!!

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados