domingo, 17 de dezembro de 2017
Início » Geral » Aos 91 anos, Colégio Academia tem a marca da evolução

Aos 91 anos, Colégio Academia tem a marca da evolução

O Colégio Academia completa 91 anos e conforme o seu diretor, José Luiz Pirágine, tem a marca da evolução. Aprovou muitos alunos nos últimos vestibulares em universidades estaduais e federais e tem há quatro anos parceria com o sistema SER, da Abril Educação.

Gravatar
24/03/2013 às 20h46
Prédio histórico da escola na rua Tenente Lopes

Prédio histórico da escola na rua Tenente Lopes

Ao completar 91 anos dedicados ao ensino para Jaú e região, o Colégio Academia, nascido Academia de Comércio Horácio Berlinck, em 1922, traz consigo a marca da evolução. É o que enfatiza seu atual diretor, José Luiz Pirágine, o Zéco,  já na terceira geração da família Pirágine a cuidar da escola. Ela foi fundada por seu avô, professor José Nicolau Pirágine; depois teve sequência de comando pelo seu pai, Adônis Pirágine. Agora Zéco está Pa frente do estabelecimento que já formou muitas gerações de jauenses e pessoas de toda a a região.

“Estamos em franca evolução, sempre se modernizando para poder se manter viva e atuante nesse meio tão competitivo”, diz Zéco Pirágine. Ele destaca que nesta virada de 2012 para 2013 o Colégio Academia comprovou a sua qualidade de ensino, em parceria com o Sistema SER, da Abril Educação, aprovando muitos de seus alunos nos principais vestibulares e para as principais universidades do país.

“Tivemos aprovações para universidades federais e estaduais, Fundação Getúlio Vargas. Isso nos traz a alegria do dever cumprido”, diz Zéco. Ele destaca a importância da parceria com o sistema SER, da Abril Educação, que já vai para o quarto ano na Academia.

O Colégio Academia aprovou nos últimos vestibulares alunos para a  Ufscar, FGV, FAAP, UEL, UEM, UFLA, Facamp, Unesp, ITE, USC, Unaerp, Uniara, Unicamp, dentre outras.

História

A Academia de Comércio Horácio Berlinck foi fundada no dia 4 de fevereiro de 1922, pelo professpor José Nicolau Pirágine e pelo professor Gentil Ferreira. Este, todavia, retirou-se da escola logo no seu início. Prosseguiu o professor Nicolau no afă de ministrar o ensino comercial e de contabilidade aos jovens jauenses. Como empreendedor, ele vislumbrou a possibilidade de formar contabilistas para trabalhar nos escritórios de café de Jaú e regiăo, já que os grandes negociantes e fazendeiros da cidade năo possuíam profissionais especializados no controle da contabilidade das empresas em número suficiente.

O nome "Horácio Berlinck" ele o escolheu para homenagear seu professor e diretor da Escola Álvares Penteado, um dos iniciadores dos cursos comerciais no Brasil. Sob a direçăo do professor José Nicolau Pirágine, que dirigiu a Academia até 1958, a escola fundou, em 1925, o Curso Feminino de Contabilidade, grande novidade e avanço para a época.

Em 1944, instalou a Escola Normal Livre Horácio Berlinck, destinada a ministrar o Curso de Magistério; fundou também a pré-escola (naquele tempo chamado de Jardim de Infância).

Em 1950, professor José Nicolau Pirágine, violinista, e sua esposa, Marietta Musitano Pirágine, pianista, fundam o Conservatório Jauense de Música, dando a Jaú a primeira escola nesta área, com aulas de piano, ballet e acordeon.

Já sob a direçăo de seu filho, Adônis, a Academia instala, em 1972,  o Curso Padrăo Vestibulares, primeiro curso pré-vestibular de Jaú e regiăo. Na década de 90, a Academia se associa ao Sistema Interativo de Ensino durante 10 anos.

A partir de 2011, o Colégio Academia terá um novo parceiro como sistema de ensino: o SER, da Abril Educaçăo. Este sistema de ensino, que é o braço educacional da Abril Educaçăo, vem se destacando cada vez mais por  aliar a credibilidade das publicaçőes e conteúdo digital do Grupo Abril com a qualidade editorial das Editoras Ática e Scipione.

O Colégio Academia possui ainda cursos de graduaçăo em nível superior e pós-graduaçăo a distância, em associaçăo com o Grupo Educacional UNINTER de Curitiba, sendo seu Pólo de Apoio Presencial para Jaú e regiăo. Săo 10 cursos de graduaçăo e 28 cursos de Pós-Graduaçăo nas áreas educacional, de direito, saúde e empresarial.

Mais sobre: Colégio Academia

Um comentário(Deixe o seu)

  • Renilda

    Estudei na Academia, na década de 80.
    Tenho saudades!
    Aprendi ali muitas coisas que até hoje utilizo em minha vida profissional.
    Fiz graduação em Administração de Empresas, Direito e Teologia. E atualmente desenvolvo minha atividade profissional coordenando o departamento de Gestão de Recursos Humanos da Editora Paulinas em São Paulo.
    Fiquei muito feliz em encontrar aqui a história de minha "escola preferida".
    Renilda

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados