quinta, 27 de fevereiro de 2020
Início » Geral » Escolas municipais adotam medidas contra calor e ar seco

Escolas municipais adotam medidas contra calor e ar seco

Gravatar
31/08/2010 às 19h29
J.H. Teixeir

A estiagem prolongada, a alta da temperatura e a baixa umidade relativa do ar registrados nestes últimos dias e com previsão de permanecer pelos próximos, fez a Prefeitura de Jaú adotar algumas medidas inéditas em relação à rede municipal de Ensino. Já está decidido que os estudantes não irão participar do desfile da Independência, em 7 de setembro. Nas escolas serão adotadas algumas providências para proteger as crianças da aridez do tempo e para que elas sejam multiplicadores desses procedimentos junto às suas famílias.

O secretário municipal de Educação, Orivaldo Candarola, informou que uma reunião realizada nesta terça-feira entre o pessoal da Educação, das demais secretarias e da Defesa Civil, decidiu pelas medidas que passam a ser adotadas. "Vamos evitar nas escolas os exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16, portanto não realizando aulas de Educação Física nesse período. As crianças serão orientadas para que bebam muita água e aumentem o consumo de frutas. Devem também evitar aglomerações nas escolas, onde as salas devem ficar com portas e vitrôs abertos", disse o secretário.

Além dessas orientações, os estudantes receberão outras noções especificas para que levem para as suas casas. Dentre eles estão os cuidados com as queimadas urbanas. "Os alunos serão orientados a acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros em caso de queimadas em terrenos. Devem também alertas as pessoas para que evitem as queimadas", completou o secretário.

A umidade relativa do ar em Jaú tem ficado bem abaixo de um nível considerado aceitável. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Jaú a umidade do ar tem ficado entre 15% e 20% nesses últimos dias. Esse indice é considerado "estado de alerta", já que está bem abaixo dos 60% considerado um indice minimo ideal pela Organização Mundial de Saúde. Para as situações de alerta, as orientações à população são exatamente essas que o secretário Candarola anunciou para as escolas municipais. Se o índice ficar em 12% ou menos, entra no estado de emergência. A temperatura em Jaú nesses dias tem ficado entre a minima de 15 e a máxima de 34 graus. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Mais sobre: Eucação, clima

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados