segunda, 20 de novembro de 2017
Início » Geral » Jaú consegue, no limite, selo ambiental de Município Verde Azul

Jaú consegue, no limite, selo ambiental de Município Verde Azul

Gravatar
18/12/2012 às 22h28

 

Dentro do limite,Jaú está entre os 134 municípios paulistas que receberam este ano o selo de Município Verde  Azul, dado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado. O certificado é dado para os municípios que desenvolvem ações e políticas que visam a sustentabilidade. São avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
 
Jaú obteve a nota 80,92 e ficou na 120ª posição entre os municípios que obtiveram o selo de qualificação ambiental. Só conseguiram o selo aqueles que tiveram nota acima de 80 pontos. Foi importante para a conquista do selo por Jaú a ampliação da coleta seletiva de lixo.
 
Na região, Jaú fica atrás de Brotas, que está na 27ª posição, com 91,53 pontos; Dois Córregos, que é 88º, com 84.27 pontose, Igaraçu do Tietê, 110º, com 81,57 pontos.
 
Fora da nossa região, mas próximo de Jaú, o município de Botucatu é o primeiro colocado do Estado, com 97,26 pontos. Também perto, Araraquara é a terceira do Estado, com 95,51 pontos.
 
“O Município Verde Azul transformou o Estado de São Paulo nesses últimos cinco anos por meio da gestão ambiental compartilhada”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, nesta terça-feira, 18, na divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2012, durante o V Encontro Estadual Município Verde Azul.
 
“Esse é um programa sucesso. São Paulo é um Estado forte porque os municípios são fortes. Vamos liberar recursos para os primeiros municípios colocados no ranking e para os que fizeram maior esforço e tiveram um salto em suas notas. O nosso objetivo é premiar os melhores colocados e estimular os municípios a sempre melhorarem”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.
 
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

 

Um comentário(Deixe o seu)

  • Juca Pato

    o aterro sanitario foi um fator decisivo ,o prefeito gastou uma fortuna para levar o lixo
    o proprio municipio com o dinheiro que gastou poderia fazer isso,maaaaaaaaaaaaasssssssssssss por tras tem o interesse de ......................

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados